Quando falamos e pensamos em Google, o que pensamos?
Algumas pessoas olham para o Google só como uma ferramenta de pesquisa, quando na verdade hoje o Google é a maior vitrine mundial. Hoje iremos abordar quais são as ferramentas que o Google oferece e o quão importantes elas podem ser para o seu e-commerce. As ferramentas Google são: Google Ads, Google Analytics, Google Search Console, Google Merchant Center.
No Google Ads é onde escolhemos o objetivo que queremos atingir e que tipo de campanha queremos fazer, exemplo para reconhecimento de marca ( marca nova) podemos fazer campanha de display que aparece em todos os sites que você entrar, ou campanha de vídeo, que irá aparecer no youtube e nas redes sociais. Caso o seu objetivo for aumentar as vendas podemos utilizar alguns tipos de campanha, como por exemplo a de Shopping que quando o cliente pesquisar por um produto que a sua loja vende, ela irá aparecer nos resultados e na aba do shopping. No Google Ads também conseguimos segmentar onde as campanhas aparecem, caso você queria realizar as suas vendas somente São Paulo consegue segmentar para as campanhas aparecer somente em São Paulo, e também conseguimos incluir as palavras-chaves que ajuda a sua marca e site nas aparições nas pesquisas do Google.
Google Analytics – O Analytics é uma das ferramentas mais importante para o e-commerce pois é onde sabemos o desenvolvimento e o andamento do site, é através do Analytics que sabemos quantas pessoas entram diariamente, semanalmente e mensalmente no site, conseguimos ver em qual página os clientes saíram no nosso site. Ele é de suma importância para ter um norte da qualidade do site.
Google Merchant Center (Google Shopping) – O merchant center é a hospedagem dos produtos para o Google Shopping, dentro do merchant center é feita a configuração do site, dos produtos e a campanha de Shopping é realizada atráves do Google Ads. O Google Shopping hoje é a maior vitrine do mundo.
As ferramentas do Google são indispensáveis para um E-commerce, pois conforme falamos acima, é muito mais do que uma ferramenta de pesquisa. Serve para nos dar um norte com métricas e auxiliar no reconhecimento da marca e dos produtos, com mais visibilidade tanto no mundo digital quanto fora dele.