Popularmente chamado de GA, o Google Analytics é uma plataforma essencial para os empresários e profissionais de Marketing que anseiam ter sucesso, eficiência e assertividade em suas estratégias por meio da análise de dados do tráfego do seu site.
A ferramenta foi criada em 2005, e com o passar dos anos, seguindo os avanços tecnológicos também vieram novas versões e atualizações do GA. Por conta disto, é essencial que as empresas atualizem o programa para a versão mais recente o mais rápido possível, visto que a antiga Universal Analytics (popularmente chamada de UA) será descontinuada em 1º de julho de 2023, mantendo apenas o histórico dos dados.
No geral, as mudanças do GA4 envolvem principalmente a estrutura do software e apresentação dos relatórios; a maioria dos dados e gráficos estão sendo demonstrados na página inicial de forma mais resumida, sem muitos detalhes. Contudo, os relatórios são customizáveis e é permitida a integração com outros aplicativos do Google, como por exemplo o Google Ads, utilizado principalmente por profissionais de marketing, permitindo o acesso a métricas como o ROI (Retorno sobre o Investimento).
O programa é útil especialmente para os empresários de e-commerce, visto que podem monitorar, analisar e extrair relatórios por meio do acesso aos dados do negócio, principalmente em relação ao comportamento dos usuários no site, como por exemplo o tempo médio de engajamento (tempo que alguém fica no site), número de visualizações e retenção (nº de pessoas que continuam vindo ao site) de usuários, informações demográficas (país, cidade e região dos usuários), idade, gênero, idioma, tipo de dispositivo (desktop ou mobile), dentre várias outras categorias.
A principal diferença entre as duas versões, antiga e a nova, é que o Universal Analytics traz gráficos e análises com base na Visualização da Página, Velocidade do usuário, de Interações nas redes sociais, Eventos e E-commerce, enquanto que o Google Analytics 4 fornece as informações e resultados com base apenas em Eventos.
Para entender melhor esta questão, isso aconteceu pois os “Eventos” passaram a ter representações diferentes dentre as duas versões. No Universal Analytics, um evento possui categoria, ação e rótulo. Já no GA4, estas representações não existem, e cada gráfico/análise representa um evento.
Através do acesso aos dados atuais, os comerciantes conseguem entender de maneira mais prática sobre quais estratégias então trazendo resultados bons para o negócios e quais estão dando errado, permitindo que eles percebam as melhorias necessárias para atingir as metas e objetivos.
Por exemplo, é possível identificar quem é o seu público-alvo e até definir a sua persona por meio das análises da plataforma. Isso é essencial para você ter um direcionamento mais assertivo para o planejamento de estratégias de Marketing do seu negócio como: SEO (Search Engine Optimization), marketing digital, branding (nome da marca, slogan, identidade visual, layout e logotipo), e-mail marketing e muito mais.
A comunicação da sua empresa está totalmente ligada ao relacionamento com os consumidores, logo, é essencial para ter mais engajamento, visibilidade e reconhecimento no mercado.
Normalmente, dentro da página inicial do UA na área logada, você verá esta mensagem logo na parte de cima:
“O Universal Analytics vai deixar de processar novos dados em propriedades padrão a partir de 1º de julho de 2023. Para se preparar, configure e migre para uma propriedade do Google Analytics 4.”. Ou “Em 1º de julho de 2023, essa propriedade vai parar de processar dados. A partir de março de 2023, para continuar a medição do site, crie uma nova propriedade do Google Analytics 4 (GA4), ou isso será feito por você com base na sua propriedade original, reutilizando as tags atuais.”
Se estiver vendo ela, você atualmente utiliza a UA precisará migrar o quanto antes para o G4. Para facilitar, deixamos o tutorial das top 12 plataformas de como implementar o GA4:
– Nuvem Shop – https://atendimento.nuvemshop.com.br/google-analytics/como-vincular-o-google-analytics-4-na-minha-nuvemshop
– Linx – https://docs.linxdigital.com.br/docs/configurar-o-google-analytics (desatualizado)
– Tray – https://basedeconhecimento.tray.com.br/hc/pt-br/articles/7809816247579-Google-Analytics-4-Nativo
– Loja Integrada – https://ajuda.lojaintegrada.com.br/pt-BR/articles/7153575-como-configurar-o-google-analytics-4-na-minha-loja
– Shopify – https://help.shopify.com/pt-BR/manual/reports-and-analytics/google-analytics/google-analytics-setup
– Iset – https://help.iset.com.br/google-analytics/ (desatualizado)
– Vnda – http://ajuda.vnda.com.br/pt-BR/articles/6919187-google-analytics-4-ga4#h_48b0b22267
– JET NEO – https://jetecommerce.com.br/blog/como-explorar-o-google-analytics/ (desatualizado)
– Vtex – https://help.vtex.com/pt/tutorial/como-configurar-google-analytics-em-loja-vtex–G2P0rmSrEiqCcmUMyUUwG
– Dooca – https://suporte.dooca.com.br/base-de-conhecimento/loja-virtual/preferencias/como-integrar-com-o-google-analytics
– Ecom.plus – https://market.e-com.plus/apps/google-analytics
– Webstore – https://ajuda.webstore.net.br/pt-BR/articles/3712261-configurando-o-google-analytics-em-sua-loja (desatualizado)
Caso a sua plataforma ainda não esteja aqui, comente conosco. Desta forma poderemos atualizar este artigo e ajudar mais lojistas.
Para atingir suas metas e objetivos de forma eficiente, prática e assertiva, como aumentar as vendas, melhorar o engajamento, visibilidade, reconhecimento no mercado e se destacar dentre a concorrência, aproveite e utilize todas as análises e benefícios que o Google Analytics 4 oferece. Desta forma, você estará a par com as análises e melhorias que precisa realizar para maximizar seus lucros.
Não perca tempo e não se esqueça de atualizar a sua versão para o GA4, pois desde o dia 1º de julho de 2023 o antigo Analytics já não coleta mais dados, sendo descontinuado.