É a maior empresa de marketplace da América Latina, e funciona como um shopping online onde milhares de vendedores e lojistas anunciam e vendem uma grande diversidade de produtos, veículos, imóveis e serviços. Mas acredito que tenha 50% de chances de você já ter efetuado ao menos alguma compra no Mercado Livre nos últimos 24 meses. Contudo, talvez você não saiba que existem algumas ferramentas da plataforma que ajudam os lojistas (chamados sellers) a vender com mais facilidade e benefícios exclusivos. Vou citar alguns pontos que consideramos importante para quem quer de fato começar a vender no Mercado Livre, o Maior Canal de Vendas da América Latina.
Atualmente existem algumas ferramentas da plataforma que ajudam os comerciantes e consumidores para vender e comprar com mais facilidade e benefícios, as quais são:
É uma Conta Digital que pode ser utilizada tanto dentro do Mercado Livre quanto em outras lojas virtuais e lojas físicas. Lá dentro você possui uma diversidade de formas de pagamento, tais como: cartão de crédito e débito, Mercado Crédito (permite parcelar em até 12 vezes com limite aprovado), PIX, boleto, controle do saldo e Mercado Coin (criptomoeda do Mercado Livre). Além disso, também oferece outras facilidades como recarga de cartão de transporte, pagamento de boletos, recarga de celular e tv a cabo e compra de criptomoedas; aliado ainda a questões que te ajudam a vender mais como máquina de cartão, cobrança recorrente (para assinaturas), link de pagamento e muito mais.
É o principal para 99% das contas; o único meio de pagamento disponível dentro das vendas do Mercado Livre. Possui 4 tipos de entrega, podendo ser: Mercado Envios Full (a plataforma cuida dos envios) e Mercado Envios Flex (entregas feitas no mesmo dia pelo lojista ou empresa parceria), Mercado Envios Coleta e pelas Agências Mercado Livre.
Vale ressaltar que atualmente o Mercado Envios Flex está disponível apenas para algumas regiões metropolitanas, e que quando este artigo foi publicado eram compostas por: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre. Você pode acessar a lista aqui.
Plataforma do Mercado Livre que permite o lojista a um E-commerce fora do Marketplace e fazer a sua marca crescer. Todos os custos de ativação e de manutenção são GRÁTIS. O grande destaque e diferencial desta ferramenta é que os anúncios clássicos da plataforma possuem custo de venda de R$ 0,00**. Ademais, é a única plataforma em que as vendas contam para a Reputação do Mercado Livre, sendo um diferencial significativo. Caso queira, você também poderá adquirir um tema para tornar o seu Mercado Shops ainda mais especial na Loja de Layout.
**até a publicação deste artigo, os preços do Mercado Shops podem ser sempre consultados no próprio site.
Ferramenta de anúncios para aumentar a visibilidade dos seus produtos, tendo como consequência o crescimento das vendas no Mercado Livre. Desta forma, o Mercado Ads te ajuda a melhorar o posicionamento dos seus produtos nas buscas e atrair novos clientes, tendo mais assertividade na estratégia de marketing.
Importante ressaltar também que o Mercado Ads também poderá levar tráfego de qualidade para o seu Mercado Shops, com anúncios laterais para clientes que navegam no Mercado Livre no desktop.
Agora que deu para entender um pouco do potencial que se pode obter ao vender dentro do marketplace e quais são os benefícios das plataformas que ele oferece, vamos às dicas de como vender no Mercado Livre em 2023.
É um programa da plataforma do marketplace desenvolvido especialmente para facilitar a experiência do usuário: nele você encontra um passo a passo de como fazer as suas primeiras vendas e estratégias de criação de publicações de anúncios para se destacar dentre os outros lojistas, para assim, você se tornar um grande sucesso e ultrapassar os concorrentes. Também oferece um atendimento exclusivo via Whatsapp e Telegram para caso você tenha dúvidas ou precise de um suporte. Completo e perfeito para os comerciantes iniciantes que desejam começar o seu negócio dentro do Mercado Livre!
Como vimos anteriormente, uma das formas de ter um bom controle da logística dos seus produtos pode ser por meio do Mercado Envios. Contudo, para quem não utiliza a plataforma e gerencia questões como estoque, cálculo de frete e prazo de entrega de forma independente, existem algumas opções para manter o funcionamento correto e eficiente do seu negócio dentro do Mercado Livre, tais como:
Realize o cadastro de todos os produtos da sua loja corretamente;
Tenha um bom gerenciamento e controle de estoque. Assim, você evita vender produtos que não estão mais disponíveis, danificados ou produzir muito e acabar não conseguindo vender a quantidade necessária para obter equilíbrio financeiro e lucro.
Para atrair mais clientes e influenciar a decisão de compra, é preciso anunciar os seus produtos/serviços corretamente para transmitir credibilidade do seu negócio. Vender no Mercado Livre já carrega em si uma credibilidade. Sendo assim, anote algumas dicas de como realizar este processo:
Crie um título prático e específico do seu produto/serviço;
Coloque no anúncio imagens de alta qualidade e com todos os ângulos possíveis que mostre o seu produto de forma realista;
Escreva uma descrição do produto que informe todas as informações possíveis a respeito deste de forma bem detalhada, para assim evitar questionamentos;
Tenha um atendimento rápido e eficiente: não demore para dar um retorno das perguntas. No caso de lojistas que possuem alta demanda, é recomendado ter uma equipe de atendimento para lidar com os clientes.
Mercadolíder é uma classificação do marketplace que avalia o nível de qualidade de serviço, atendimento e número de vendas concluídas de um lojista. Cada nível exige determinados requisitos que devem ser concluídos para receber a classificação.
Existem 3 tipos de Mercadolíder, os quais são (do nível menor ao maior):
Mercadolíder: Para lojistas que já concluíram 230 ou mais vendas e que já faturaram R$ 37.000 ou mais.
Mercadolíder Gold: Para lojistas que já concluíram 575 ou mais vendas e que já faturaram R$ 118.400 ou mais.
Mercadolíder Premium: Para lojistas que já concluíram 1725 ou mais vendas e que já faturaram R$ 296.000 ou mais.
O seu nível de Mercado líder influencia diretamente na sua reputação, logo, é preciso ter muito foco e dedicação para conseguir se destacar dentre os concorrentes e trazer confiança e segurança aos clientes.
O pós-venda é uma ótima estratégia para reter clientes, visto que é a parte de relacionamento. Você pode investir nesse relacionamento tanto para incentivar recompras por meio de cupons de desconto, quanto para obter um simples feedback sobre o funcionamento do seu produto/serviço e atendimento da compra passada. Isso mostra que o lojista se importa com a qualidade do serviço em si, criando laços e aumentando a cartela de clientes fiéis, que caso estejam satisfeitos com o serviço no geral, podem voltar a comprar com você novamente no futuro.
É de extrema importância diversificar o máximo de opções de pagamento possíveis, visto que o principal objetivo é permitir que o cliente faça a compra de maneira fácil e não burocrática. Caso contrário, o mesmo pode acabar perdendo o interesse e deixar o “carrinho abandonado”. Entenda quem é o seu público-alvo ou a sua persona para descobrir pelo menos as principais formas de pagamento que mais utilizam em suas compras online. Por meio do Mercado Pago, como foi visto anteriormente, os lojistas possuem acesso às mais diversas opções tanto de recebimento quanto para pagamento. Vender no Mercado Livre se torna uma opção interessante para o lojista.
O tráfego pago pode te ajudar a ganhar destaque nos mecanismos de busca e te ajudar a vender no mercado livre. Os seus produtos anunciados no marketplace irão aparecer antes que os demais no Google Shopping, por exemplo, uma aba do Google que permite analisar uma cartela de produtos que estão à venda quando os usuários fazem buscas por meio de determinadas palavras-chave. O seu alcance será maior, visto que os anúncios poderão chegar a outros públicos, te ajudando a trazer maior visibilidade e consequentemente o aumento das suas vendas. A plataforma mais conhecida de anúncios pagos é a Google Ads, que cria anúncios de Pesquisa, Display, Youtube, Gmail e Play Store.
Oferecer frete grátis é importante para chamar maior atenção dos clientes, os quais vão preferir comprar o seu produto/serviço quando se compara com o dos outros lojistas que cobram frete. Isso acontece, pois o preço é mais atraente, e isso influencia consequentemente na decisão de compra do cliente. Por meio do Mercado Envios, por exemplo, você oferece frete grátis e até 50% de desconto no seu serviço para compras acima de R$ 79. Como consequência, terá uma posição privilegiada no mecanismo de busca do Mercado Livre. É uma ótima estratégia para os comerciantes que desejam aumentar as suas vendas, o reconhecimento na plataforma e o rendimento financeiro.
Se você, lojista, gostaria de aumentar os seus canais de vendas, mas ainda não sabe qual escolher, nós indicamos o Mercado Livre. Com uma grande diversidade de plataformas, ferramentas e benefícios que o marketplace oferece como foi visto anteriormente, fica mais fácil decidir quando se compara com os demais que encontramos no mercado, os quais possuem custos maiores, menos vantagens e até mesmo menor reconhecimento. Existem alguns requisitos que demandam foco e dedicação, mas nada que você não consiga fazer para atingir suas metas e objetivos.