Histórico do Instagram

 

Criado em 2010, o aplicativo do Instagram atualmente está entre as top redes sociais mais utilizadas no mundo inteiro. Com o passar dos anos, as empresas começaram a utilizar as redes sociais para promoverem os seus produtos, serviços e soluções. Com o Instagram não foi diferente; principalmente durante a pandemia, os usuários passaram a ficar cada vez mais ativos no aplicativo. Logo, os empresários tiveram de se adaptar para atrair novos clientes e assim, formar o seu público.

 

Desde então a rede social vem sendo um fenômeno, e até pouco tempo o seu maior foco eram as fotografias do Feed. Entretanto, por conta da entrada de um novo concorrente, o Tiktok, o aplicativo passou a ter um foco maior em vídeos, os famosos Reels.

 

A plataforma oferece diversos recursos para as contas comerciais (de negócios), onde você consegue criar anúncios e catálogo, marcar os produtos, programar postagens, analisar o engajamento dos seguidores e muito mais. Primeiramente, é necessário entender algumas questões básicas para ter um perfil atraente.

 

 

É essencial ter uma identidade visual

 

A identidade visual retrata principalmente os elementos visuais como as cores, símbolos e tipografia do seu negócio. Pelo fato de ser algo personalizado e único, você pode e deve utilizar na criação de postagens, da foto de perfil, do logotipo e da capa dos destaques, por exemplo. Isso trará um maior destaque para o seu perfil, fazendo com que os usuários tenham uma noção da personalidade da sua marca simplesmente pela sua estética.

 

 

Fotos e vídeos com qualidade

 

Como a rede social possui seu principal foco em fotos e vídeos, é de extrema importância criar publicações com alta definição e qualidade para que elas sejam mais atrativas. Normalmente, o ideal é colocar pouco texto e focar sempre em entregar algo mais visual e estético; deixe os textos para colocar nas legendas.

 

 

Conhecer o público-alvo ou persona

 

É fundamental entender quem é o seu público-alvo e a sua persona, pois somente assim você pode ter como “bússola” o planejamento de estratégias e de criação de conteúdo, momentos ideais de postagem, definir o tom de voz, tipo de linguagem ideal e muito mais. Isto envolve o gênero, idade, localização geográfica, interesses pessoais, hobbies, área em que atua, motivações, anseios e muito mais.

 

Agora que já vimos as necessidades básicas para ter um perfil atraente e interessante, vamos aos recursos que o Instagram oferece e que podem ajudar a alavancar o seu negócio.

 

 

Biografia

 

Primeiramente, a biografia será a primeira coisa que você deve pensar para fazer os usuários se interessarem pelo seu conteúdo e entender do que se trata o seu e-commerce. Nela, você deve fazer uma descrição breve, objetiva e atraente ao mesmo tempo a respeito do seu negócio. Existe um espaço para colocar o link do seu site que será crucial para direcionar os usuários para o mesmo. Também é de extrema importância colocar as opções de contato como o e-mail, telefone e whatsapp.

 

Imagem do perfil de instagram da MT Soluções mostrando número de seguidores, postagens e bio com informações.

 

Feed

 

No Instagram Feed, você posta vídeos e fotos do jeito que quiser, podendo também criar um carrossel onde é possível colocar uma sequência de fotos/vídeos em uma publicação só e os usuários visualizam arrastando para o lado. Muito fácil e prático, mas além disso também é sempre ideal colocar uma legenda com uma chamada atraente, que instigue o usuário a querer ler mais sobre o seu conteúdo, visitar o seu perfil, se tornar um seguidor e até mesmo um potencial cliente. As publicações em formato de feed também possibilitam marcar produtos, adicionar rótulo de parceria paga, programar o dia e horário para publicar, analisar os insights após a postagem, assim como criar um catálogo da sua loja no aplicativo onde os usuários exploram as opções e acessam mais detalhes como a descrição, preços e um botão de direcionamento ao o site para realizar as compras.

Aliás, que tal dar uma passada no nosso instagram?

 

Stories

 

Já no Insta Stories, você pode fazer diversas postagens, mas existe um porém: eles duram somente 24 horas. Contudo, você pode criar destaques no seu perfil para fixar os stories já postados e criar assim uma memória, onde os usuários podem ver a qualquer momento, mesmo que já tenha passado o tempo de duração. Os recursos e possibilidades de postagens dos stories são:

 

  • Fotos;

  • Vídeos de até 60 segundos;

  • Boomerangs;

  • Criar um layout;

  • Fazer menções;

  • Colocar links (do seu site, de um produto, etc.);

  • Fazer enquetes;

  • Indicar a localização;

  • Marcar produtos;

Função “Arrasta pra cima” para quem possui mais de 10K de seguidores, onde os usuários são direcionados para um link da sua escolha

 

 

 

Inclusive, existe um aplicativo ótimo de gerenciamento de posts para o Instagram chamado UNUM. Disponível para Android e iOS, ele permite que você veja como irá ficar o seu feed ou uma sequência de stories com futuras publicações. Assim, você pode verificar se a estética está fazendo sentido e combinando em um todo.

Reels

 

Os reels são vídeos que podem durar até 90 segundos, e são mais ideais para criar conteúdos informativos sobre o segmento no qual você atua dando dicas, trazendo novidades, mostrando o dia a dia e a rotina de trabalho do seu negócio ou até mesmo mostrar um evento no qual participou com uma música que combine no fundo. É uma ótima forma para mostrar que você possui alto conhecimento do mercado e criar um relacionamento mais forte com os seus seguidores, os quais podem virar até mesmo clientes.

Lives

 

As lives são os vídeos ao vivo com os usuários, sendo que antes mesmo de iniciar, a plataforma já avisa a quantidade de usuários que estão online naquele momento, e quando você começa, os seguidores já recebem uma notificação para entrarem na live. É a maneira mais eficiente para ganhar mais engajamento, visto que cria uma relação próxima e íntima com os visualizadores. Neste caso, algumas formas para criar esta relação são:

 

  • Realizar um bate-papo fazendo perguntas e respondendo;

  • Comentar sobre conteúdos exclusivos e assuntos diferenciados;

  • Realizar um sorteio;

  • Reagir a vídeos do seu segmento;

  • Informar sobre alguma promoção/desconto que está rolando no seu site;

  • Convidar parceiros e influenciadores;

  • Trazer a sua opinião pessoal caso tenha conhecimento aprofundado de um determinado tema que esteja sendo tendência do momento.

 

 

Comentários e DMs

 

As pessoas podem fazer comentários nas publicações de feed e do reels e também responder ou reagir aos seus stories. Visto isto, é essencial que você sempre responda os comentários e dúvidas que os usuários estão fazendo nas publicações: como todos conseguem ver, o melhor a se fazer é mostrar que você está disponível e atende às questões ou anseios dos seus seguidores. Na questão das respostas/reações dos stories que aparecerão na sua DM (Direct Message), se o comentário for positivo ou uma crítica construtiva, é sempre bom agradecer ou curti-lo, pois assim você mostra que existe alguém ali que está pronto para atender e ouvir. No geral, também é muito possível que as pessoas utilizem a DM para fazer perguntas de modo privado, logo, será de extrema importância a sua presença para respondê-las.

 

Anúncios pagos

 

Se você está querendo ganhar novos seguidores de forma mais prática e rápida, o Instagram mesmo te ajuda. Ao programar uma postagem, você pode selecionar o botão “turbinar publicação”, onde a mesma irá se tornar um anúncio e aparecer para novos públicos. Assim, a sua conta irá aparecer para vários usuários que ainda não te conhecem e aumentar o engajamento com a sua conta por meio de novas visitas, mais curtidas, compartilhamentos, novos followers e muito mais. Isto pode ser feito com as publicações de feed, stories e reels.

 

Filtros e áudios de fundo

 

O Instagram também possui os famosos filtros e possibilita que você coloque um áudio de fundo para as postagens. A estratégia neste caso é utilizar os filtros e as músicas que estão em alta no momento, pois existe uma aba onde os usuários podem visualizar todas as fotos ou vídeos que utilizaram uma determinada música ou filtro. Assim, a sua publicação irá aparecer nesta aba e se ganhar muito destaque, pode acabar aparecendo nos primeiros lugares.

Explorar

 

Nesta rede social tudo é possível, inclusive a possibilidade de viralizar. Pode acontecer de uma publicação sua obter muitas visualizações e curtidas por diversos motivos, mas geralmente é porque chamou a atenção dos usuários. Quando isto acontece, ela pode aparecer no explorar do Instagram e você irá obter ainda mais engajamento pois irá aparacer para muitas contas. Pode ser raro de acontecer isto, mas nunca impossível.

Inclusive, existem técnicas para aparecer no explorar, como fazer uma chamada bem feita que instigue o usuário, usar o áudio em alta, manter seu usuário interessado nos 3 primeiros segundos entre outras coisas, não é sorte, é conhecimento aqui!

Hashtags e localização

 

Nas legendas das suas publicações, você pode adicionar algumas hashtags relacionadas ao seu conteúdo e do nome do seu e-commerce, assim a sua publicação irá aparecer na aba desta determinada hashtag. O mesmo acontece com a localização, por exemplo: se você colocar São Paulo – Brasil, a sua publicação irá aparecer na aba de todas as publicações de São Paulo – Brasil. Ambos os recursos são ótimos para atrair novos seguidores, visto que a sua conta irá aparecer em outros lugares.

Instagram Insights

O Instagram Insights é uma ferramenta gratuita da rede social (somente para quem possui a conta comercial) que fornece diversos insights com gráficos e dados numéricos sobre o engajamento dos usuários com a sua conta. Com ele você pode analisar:

 

  • Quantidade de visualizações;

  • Quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos;

  • Contas alcançadas;

  • Contas que estão engajando;

  • Informações sobre o público-alvo alcançado (cidades, países, faixas etárias e gênero;

  • Visitas ao perfil;

  • Toques em links externos;

  • Toques no botão de e-mail;

  • Toques no botão ligar;

  • Períodos mais ativos dos usuários com a conta.

Canal de Venda

O Instagram também é uma ótima opção para diversificar o canal de venda de uma loja virtual, por exemplo. Seja através dos Catálogos Meta, que possibilitam marcar o produto direto do site da loja em suas publicações na rede social, como também pela extensão da lojinha, a famosa “sacolinha do instagram”, que funciona como uma vitrine digital para os produtos do site no instagram.
O uso deste canal melhora o relacionamento e conexão com os clientes de forma instantânea, podendo também atingir novos públicos tanto com tráfego pago (Instagram Ads) quanto com tráfego orgânico.

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