O que é SEO?

 

O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca (Google, Bing e Yahoo por exemplo) é uma das principais estratégias do marketing digital. Muito utilizado por profissionais de marketing, ele é um conjunto de diversas ações relacionadas à melhoria da estrutura do seu site com o objetivo final de aumentar o seu posicionamento nos mecanismos de busca.

O processo de rankeamento dos motores de busca é desenvolvido por trás de uma análise automática feita por robôs, os famosos spiders. Eles rastreiam as páginas indexadas e analisam os principais fatores que irão influenciar no posicionamento do site. Isto é feito principalmente para melhorar a experiência do usuário, priorizando sempre os melhores conteúdos para solucionar uma determinada busca ou dúvida.

Neste blog, iremos explicar quais são as 11 melhores práticas para realizar a otimização do seu SEO. Contudo, primeiramente iremos entender quais são os dois tipos de SEO: o on page e off page.

 

 

SEO On Page

 

São as ações de melhorias feitas dentro do seu site. Inclui:

  • Heading Tags (título e subtítulo);
  • Link building;
  • Palavras-chave;
  • URLs;
  • Conteúdo (texto, imagens e vídeos);
  • Título, slug e Meta Description.
  • Velocidade do site.

 

 

Heading Tags

 

As heading tags organizam os títulos e subtítulos de uma página de forma hierárquica, com o objetivo de estruturar os textos e facilitar a leitura do conteúdo do site. Podem ser divididas em H1, H2, H3, H4, H5 e H6, de maneira decrescente. Desta forma, você pode e deve analisar como os concorrentes acima de você nos motores de busca estruturam as heading tags, pois assim é possível ter uma base para estruturar melhor o seu site e superá-los no posicionamento.

Veja a seguir um exemplo da distribuição do título e dos subtítulos:

  • H1: Marketing (título)
  • H2: Marketing Digital
  • H3: Inbound Marketing
  • H4: SEO
  • H5: SEO on page
  • H6: Palavras-chave

 

 

Link building

 

O link building nada mais é do que a construção de links que direcionam os usuários para outro URL. Existem links internos e externos, sendo que os internos são os que estão presentes dentro da sua página, e os externos, que são os que mencionam páginas do seu site.

Isto melhora o resultado do seu posicionamento nos motores de busca, visto que você pode mencionar links de outras páginas que abordam um assunto em comum com o artigo no qual está escrevendo, melhorando o tráfego e reconhecimento de outros artigos. No caso de links internos, os motores de busca analisam:

  • O contexto da menção (se faz sentido com o restante do conteúdo);
  • A qualidade o texto-âncora (texto que fica no lugar do URL);
  • Verificação de dofollow (aviso de links confiáveis que podem entrar no rankeamento) e notfollow (aviso para não considerar o link no rankeamento).

 

 

Palavras-chave

 

As palavras-chave, ou keywords, são a parte principal da análise dos mecanismos de busca, isto porque elas denotam a forma na qual os usuários realizam as suas buscas para encontrar um determinado resultado e solucionar o seu problema. Elas devem sempre estar relacionadas especificamente ao seu negócio e segmento, pois assim os resultados serão mais assertivos e eficientes para quem está do outro lado da tela. Por conta disto, é essencial realizar um planejamento prévio da seleção, sendo que as palavras-chave precisam esclarecer de forma muito objetiva e clara uma determinada pergunta.

Uma forma para escolher os melhores termos seria analisando as keywords que os seus concorrentes utilizam e que trazem bons resultados; você pode fazer isto por meio da ferramenta grátis Ubersuggest, onde a mesma realiza uma análise completa de qualquer URL, incluindo das melhores palavras-chave. Além disto, o Semrush também possui uma ferramenta grátis que informa uma visão geral de um determinado termo. Existem dois tipos de palavras-chave, as quais são:

  • Palavras-chave de cauda longa (long tail): São frases que incluem de 3 a 5 palavras-chave, sendo que são mais específicas, trazendo mais informações.

 

Exemplo de palavra-chave: marketing digital na barra de pesquisa do Google

 

  • Palavras-chave de cauda curta (head tail): Incluem 1 ou 2 palavras, sendo que não são muito específicas, geralmente resumem um assunto em si.

 

Exemplo de palavra-chave: marketing

 

 

URLs

 

As URLs nada mais são do que os links das páginas do seu site, e eles possuem uma grande influência nos resultados do SEO. Isto porque eles ajudam a entender o conteúdo da página e a classificá-lo de forma correta. As URLs de qualidade geralmente são curtos e simples, fáceis de pronunciar, possuem HTTPS (protege a comunicação entre o servidor e navegador) e não incluem símbolos, traços ou números.

Estes fatores podem até parecer serem irrelevantes, mas na realidade são muito importantes, logo, é importante estar sempre atento a estes detalhes. Um erro que muitos passam despercebidos é a questão dos links quebrados, ou seja, que não direcionam para lugar nenhum ou para outra página não esperada. Visto que os motores de busca prezam sempre pela experiência do usuário, o seu posicionamento ficará irrelevante caso isto aconteça, pois atrapalha os resultados.

 

 

Conteúdo

 

Um conteúdo rico em informações úteis, atualizadas e exclusivas é outro ponto crucial para obter relevância dentre os demais concorrentes. Por isso, é essencial criar um planejamento de estratégias para criação de conteúdo, incluindo uma estrutura otimizada (heading tags, por exemplo) do seu site para facilitar a leitura. As ações de melhoria para otimizar o conteúdo são:

  • Descubra como está a qualidade das suas palavras-chave nas páginas de conteúdo, ou seja: se há muita concorrência, se afeta a sua posição, se são relevantes, etc. (você pode fazer isto por meio da ferramenta do Ubersuggest);
  • Criar conteúdos relacionados às perguntas frequentes dos usuários (você pode ver as perguntas de uma determinada palavra-chave por meio da ferramenta do Semrush ou pelo Also Asked);
  • Verificar se está faltando meta descriptions nas páginas do seu site ou se você está utilizando duplicadas;
  • Revisar todos os conteúdos, retirando os que não agregam para o SEO (duplicados, desatualizados e não relevantes para a atualidade);
  • Otimizar as imagens por meio da configuração do tamanho, da qualidade e descrição das alt tags (texto alternativo sobre o conteúdo da imagem para que os motores de busca e até mesmo usuários com deficiência entenderem o que está sendo mostrado);
  • Analisar se o conteúdo das páginas está alinhado com as palavras-chave.

 

 

Título, Slug e Meta Description

 

O Título é o principal alvo do usuário, onde o mesmo irá se interessar caso responda de forma assertiva a sua busca, clicando assim nele.

Exemplo de título em SEO da MT Soluções

 

Já o Slug é o texto que aparece debaixo do domínio do site. Neste caso, ele indica de forma resumida o título do conteúdo que será encontrado na página (Marketing Digital) por meio de setas “>”.

Exemplo de slug em SEO blog: solucoes>marketing-digital

 

A Meta Description é a descrição do conteúdo que o usuário irá encontrar dentro da página, logo, esta deve ser não extensa e mais objetiva.

Exemplo de Meta Description em SEO. Fica abaixo do título.

 

 

Velocidade do site

 

Você já analisou a velocidade do seu site? Esta é uma questão essencial que deve ser analisada, visto que os usuários da internet preferem sempre permanecer em sites que possuem um fluxo rápido de carregamento. Você pode analisar isto por meio da ferramenta Page Speed, onde é possível analisar a velocidade de carregamento de qualquer URL e também oferece um diagnóstico de problemas do desempenho tanto na versão mobile quanto no desktop e algumas práticas recomendadas.

Melhorando esta questão, você pode diminuir a sua taxa de rejeição e melhorar a conversão. Consequentemente, os motores de busca irão entender que a sua página é relevante e não atrapalha a experiência do usuário.

 

 

SEO Off Page

 

São as ações de melhoria feitas no ambiente externo do seu site, ou seja, tudo o que acontece fora da sua página. Inclui:

  • Guest posts e Co-marketing;
  • Backlinks;
  • Marketing de conteúdo;
  • Redes sociais.

 

Guest posts e Co-marketing

 

O guest post (ou artigo de convidados) é a criação de conteúdo em conjunto entre dois parceiros, sendo que o convidado irá produzir um artigo de blog. É uma ótima estratégia para entregar um conteúdo de qualidade para os leitores, ajudar no link building, trazer credibilidade e consequentemente, aumentar os acessos do seu site.

O Co-marketing possui uma estratégia parecida, mas neste caso envolve o ato de promover um determinado conteúdo, produto ou serviço que os parceiros conseguem atingir um público em comum. Ambas as ações irão te ajudar a trazer maior credibilidade para o seu site e aumentar o seu reconhecimento no mercado, visto que você será mencionado em diversos lugares.

 

 

Backlinks

 

Como vimos anteriormente em Link Building, os links externos são os que estão presentes fora do seu site, ou seja, geralmente são de outras páginas que mencionaram algum link das suas páginas.

Estar aberto à novas parcerias pode ser a estratégia principal neste quesito, visto que quanto mais você for mencionado por sites confiáveis, maior credibilidade irá passar para os motores de busca, melhorando assim o seu posicionamento e destaque. Neste caso, os motores de busca irão analisar:

  • O quão reconhecido você é, ou seja, o quanto é mencionado em outras páginas consideradas confiáveis;
  • A diversidade dos domínios que fazem menções a você;
  • A velocidade de ganho dos backlinks para compreender se é esquema de black hat (manipulação do algoritmo);
  • Contexto da menção, ou seja, se faz sentido e está relacionado com o restante do conteúdo;
  • A relação entre o link e o texto-âncora.

 

 

Marketing de conteúdo

 

O marketing de conteúdo abrange tanto o SEO on page quanto o off page, ou seja, todo conteúdo que você publica na internet faz parte disto. Por conta disto, ter um conteúdo relevante, de qualidade e confiável pode melhorar a sua relevância por meio de menções à sua fonte quando outros sites quiserem utilizar imagem, gráfico ou estudo que você publicou em algum artigo.

Manter os seus conteúdos completos e atualizados será a principal ação neste quesito se você quiser ter maior autoridade tanto nos motores de busca quanto no mercado. Além disto, é essencial que você mostre que possui conhecimento no assunto que está abordando, logo, prefira escrever artigos não muito curtos e breves, mas sim longos e aprofundados.

 

 

Redes sociais

 

As redes sociais não impactam diretamente no seu SEO. Contudo, elas podem te ajudar a ganhar maior destaque no mercado. Estar presente, postar conteúdos interessantes e oferecer atendimento aos clientes que procuram o seu contato por meio das mídias, irá impactar indiretamente no reconhecimento da sua marca. Além disto, os links que as pessoas compartilham da sua conta também pode ajudar a alcançar novos públicos e aumentar a visibilidade do seu site.

Ter um bom engajamento e fazer parcerias (para fazer marketing de influência) será crucial para que você consiga estas vantagens. Instagram, Facebook e Tiktok por exemplo, são as redes sociais mais em alta hoje em dia e você não precisa necessariamente expor a sua identidade, basta realizar posts relevantes, atraentes e relevantes por meio da criação de artes.

 

 

Conclusão

 

Como foi visto neste artigo, para melhorar o seu posicionamento nos motores de busca é necessário realizar diversas ações de melhoria, tanto no SEO on page quanto no off page. Pode levar um tempo, mas com foco, dedicação e suporte você vai ver que vale a pena o esforço, visto que irá aumentar a sua visibilidade, a captação de leads, ganhar potenciais clientes, aumentar a taxa de conversão e muito mais. Caso você precise de ajuda de uma consultoria, a MT Soluções possui uma equipe profissional em marketing digital que realiza toda a otimização do seu SEO.

 

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