O que é E-mail Marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia muito utilizada por várias empresas para estreitar ainda mais a sua conexão com os seus clientes. Para isto, elas utilizam o e-mail como o canal de comunicação direta, onde haverá um disparo de e-mails por meio de uma plataforma de forma automatizada que vai entregar uma determinada mensagem para a sua base de contatos de clientes. Esta mensagem pode ser sobre seus produtos ou serviços, pedindo um feedback, um agradecimento pela compra, promoção de um projeto novo e muito mais.

Um dos principais canais de comunicação mais utilizados tanto pelos negócios quanto pelos consumidores é o e-mail, visto que é uma plataforma de fácil acesso e a mais indicada para o uso profissional. Segundo o gráfico a seguir do Statista, a quantidade de usuários que utilizam e-mail no mundo todo será cada vez maior, o que favorece ainda mais para a adoção desta estratégia para melhorar a sua comunicação, promover o seu negócio e fidelizar clientes.

 

Gráfico do Statista

 

Para ter assertividade no planejamento de criação do seu e-mail marketing, é necessário fazer uma prévia organização de quais são as suas metas e objetivos, além de entender de forma clara qual a mensagem que você deseja transmitir. Neste blog, iremos discutir tudo o que você precisa saber, dicas de como fazer o planejamento e quais serão os benefícios!

 

 

Como fazer o e-mail marketing?

 

Persona

A base de todo processo de criação de estratégia de marketing é entender o seu público-alvo e a sua persona; com o e-mail marketing não será diferente. Analisando o seu público-alvo, você pode criar a sua persona e entender de forma mais clara qual o gênero que você deseja atingir, a sua idade, seus interesses, estilo de vida, renda média, profissão, redes sociais preferidas, hobbies, estilo de música favorito e muito mais.

Desta forma, você consegue ter uma base por onde começar, ser mais assertivo ao transmitir a sua mensagem e atrair o perfil ideal do seu cliente, o qual terá um interesse genuíno pelo seu negócio.

 

Base de dados

Para realizar o envio dos e-mails, é necessário ter uma base sólida de contatos. O ideal seria utilizar um CRM (gestão de relacionamento com o cliente), um software que centraliza todas as informações dos seus clientes, incluindo telefone, e-mail, histórico de compras e muito mais.

Com estas informações integradas em um lugar só, você consegue acessar de forma prática todos os contatos, facilitando o processo de envio. Se você já possui uma landing page ou newsletter no seu site, também fica mais fácil de capturar leads e convertê-los em potenciais clientes por meio do e-mail marketing.

 

Jornada do Cliente

A jornada do cliente é o caminho que um cliente percorre desde o momento em que começa a considerar uma compra até o momento em que se torna um cliente leal. Ela é dividida em quatro etapas principais: conscientização, consideração, decisão e pós-compra.

 

Conscientização
Na etapa de conscientização, o cliente ainda não sabe que tem um problema ou necessidade que pode ser resolvida por um produto ou serviço. Ele está apenas começando a explorar suas opções. Os objetivos dessa etapa são:

  • Gerar awareness da marca e do produto ou serviço;
  • Educar o cliente sobre o problema ou necessidade;
  • Incentivar o cliente a considerar possíveis soluções.

 

Consideração
Na etapa de consideração, o cliente já reconhece que tem um problema ou necessidade e está começando a considerar possíveis soluções. Ele está pesquisando informações e comparando diferentes opções. Os objetivos dessa etapa são:

  • Ajudar o cliente a entender suas opções;
  • Fornecer informações relevantes e úteis;
  • Criar confiança e credibilidade.

 

Decisão

Na etapa de decisão, o cliente está pronto para fazer uma compra. Ele já decidiu qual solução é a melhor para ele e está procurando o melhor lugar para comprar. Os objetivos dessa etapa são:

  • Facilitar o processo de compra;
  • Oferecer condições atraentes;
  • Fechar a venda.

 

Pós-compra

Na etapa de pós-compra, o cliente já fez a compra e está começando a usar o produto ou serviço. Os objetivos dessa etapa são:

  • Garantir a satisfação do cliente;
  • Oferecer suporte e assistência;
  • Promover a recompra.

A jornada do cliente é um processo contínuo que pode variar de acordo com o produto ou serviço, o setor e o perfil do cliente. No entanto, as quatro etapas básicas descritas acima são comuns a todos os clientes.

 

Hiperpersonalização

Qualquer usuário de e-mail recebe muitas mensagens somente em um dia, imagine então a quantidade que receberá em uma semana ou mês! Para você ganhar destaque dentre as demais mensagens que o seu cliente recebe, é necessário desenvolver algo que seja atraente e interessante o suficiente para que ele leia todas as informações e interaja com os CTAs ou backlinks.

O principal objetivo nesta estratégia é realizar uma hiperpersonalização da sua mensagem, ou seja, oferecer uma experiência customizada e mais pessoal ao usuário. Você pode fazer isto, por exemplo, adicionando o nome do usuário logo no início junto com algumas informações a respeito do histórico de compras dele, para sugerir outros produtos por meio de alguma ferramenta especializada. Exemplo:

Olá [nome do cliente]! Boa tarde. Tudo bem?

Vimos que você realizou uma compra em nosso site na semana passada, incluindo o [nome do produto comprado].

Você já deu uma olhada no nosso [nome de um produto que tenha relação com o que foi comprado]? Ele possui funcionalidades incríveis que complementam o uso do [nome do produto comprado] !…

Você também pode utilizar a hiperpersonalização para alertar ao usuário de algum carrinho que ele deixou abandonado (remarketing), informar a respeito de novos produtos que estão em promoção, os produtos que ele favoritou e adicionou em sua lista de desejos, avisar que está acabando o estoque de um determinado produto, e muito mais.

 

Conteúdo

O conteúdo da mensagem do seu e-mail marketing irá variar dependendo de qual é o seu objetivo final. Contudo, no geral, é de extrema importância que você desenvolva um conteúdo de boa qualidade, atraente e interessante. A mensagem não precisa ser voltada somente para informar promoções, descontos ou frete grátis, mas também pode ser a respeito de novas atualizações e novidades do segmento no qual você atua. Algumas ideias que a MT Soluções sugere são:

  • E-mail convidativo: mensagem indicada para os leads, dando boas-vindas ao seu site e convidando o usuário para conhecer melhor os seus produtos e serviços. Você também pode explicar um pouco do posicionamento da marca, mencionando a missão, visão e valores;
  • E-mail promocional: para promover promoções, descontos, frete grátis e cupons que o usuário pode encontrar e utilizar no seu site;
  • E-mail transacional: para o usuário receber ao realizar o cadastro e uma compra no seu site, informando o recibo e estimativa da data de entrega;
  • E-mail sazonal: criação de mensagens para datas comemorativas (Natal, Dia dos consumidores, Páscoa, Dia das Mães, Black Friday, dentre outros), instigando que o usuário aproveite a época festiva para fazer compras no seu site;
  • E-mail automático: envio de um lembrete avisando de um carrinho abandonado, informando que o estoque irá acabar. Assim, você cria escassez e instiga que o cliente volte novamente ao seu site e compre antes que acabe;
  • E-mail de agradecimento: mensagem automática que será enviada para todos os clientes logo após realizarem uma compra no seu site, agradecendo pela confiança;
  • E-mail de avaliação: é importante que no pós-venda você envie um e-mail pedindo uma avaliação geral do serviço ao usuário. Isso mostra que você se importa com a opinião dos clientes e está disposto a ajudar.

 

 

Estrutura do layout

Oferecer uma boa leitura da sua mensagem utilizada no e-mail marketing ao usuário é o mínimo que você precisa fazer se o seu objetivo é gerar interesse ao leitor. Por isto, é necessário que o seu layout esteja bem estruturado e adaptado a qualquer tipo de dispositivo, seja desktop, mobile ou tablet.

A dica neste caso é não utilizar imagens em excesso (pode cair no spam) e que não sejam pesadas, além de inserir um layout mais leve com cores que contrastem entre si e uma paleta com no máximo 3 cores. O ideal é colocar no máximo duas fontes diferentes e que sejam legíveis o suficiente para qualquer leitor. Em um geral, para evitar que o seu e-mail seja enviado para o spam ou para a lixeira, a mensagem deve incluir no mínimo 60% de texto e no máximo 40% de imagens.

 

 

Planejamento do cronograma

Criar um cronograma para o disparo de e-mail marketing vai te auxiliar no planejamento e organização de criação do conteúdo. Por isto, é essencial estar atento às datas comemorativas, dias que terão ações promocionais, novidades no mercado e muito mais. Assim, você evita possíveis erros de envio e problemas futuros.

 

 

Testes

Antes de realizar o disparo de um e-mail marketing, você precisa realizar testes para verificar se os envios estão funcionando de forma correta. Com certeza você não gostaria que todo o seu trabalho seja direcionado para a caixa de spam ou para o lixo eletrônico, certo?

Logo, os testes irão te ajudar a entender quais mensagens estratégicas estão funcionando e quais precisam ser ajustadas, como por exemplo os testes A/B para ver qual linha de título de assunto estão gerando maiores taxas de abertura, ou verificar qual conteúdo está gerando mais cliques. Assim, você consegue ser mais assertivo e obter melhores resultados com as suas campanhas de e-mail marketing.

 

Ferramentas de disparo

A forma mais correta e eficiente de realizar o disparo do e-mail marketing é por meio de ferramentas que automatizam este processo.

O Zoho Campaigns por exemplo, permite que você personalize a dinâmica (conteúdo, imagens e CTAs) e a interação dos e-mails com alguns elementos interativos (sondagens, pesquisas, anexos GIFs, imagens e vídeos), além de realizar testes A/B para verificar qual versão possui melhor desempenho. Além disto, claro, ele realiza de forma automática o envio dos e-mails e otimiza o tempo de envio aos destinatários no momento em que estes verificam as suas caixas de entrada.

Simples, completo e prático, o Zoho Campaigns pode ser a opção ideal para você, comerciante, que está em busca da ferramenta ideal para a criação e automação de e-mail marketing, oferecendo uma experiência personalizada e positiva aos clientes.

Como outra opção de ferramenta de disparo completa de e-mail marketing, também existe o Zoho Automation. O aplicativo ajuda empresas de todos os tamanhos a gerar mais leads, nutri-los e convertê-los em clientes.

O Zoho Automation oferece uma variedade de recursos para ajudá-lo a criar campanhas eficazes. Por exemplo, você pode segmentar seus contatos com base em seus interesses, comportamento ou outras informações. Você também pode criar jornadas automatizadas que enviam e-mail marketing ou outras mensagens a seus contatos em momentos específicos.

O aplicativo também oferece recursos para ajudá-lo a nutrir seus leads e convertê-los em clientes. Por exemplo, você pode acompanhar o comportamento de seus leads e enviar-lhes conteúdo relevante. Você também pode usá-lo para qualificar seus leads e enviá-los para a equipe de vendas quando estiverem prontos para comprar.

Alguns dos principais recursos do Zoho Automation:
  • Planejamento de marketing completo: oferece um calendário de marketing para ajudá-lo a organizar todos os seus esforços de marketing. Você também pode usar o aplicativo para monitorar o desempenho de suas campanhas e identificar as que estão funcionando melhor.
  • Experiência personalizada: permite que você crie experiências personalizadas para seus leads. Você pode segmentar seus contatos com base em seus interesses, comportamento ou outras informações.
  • Solução para e-commerce: realize integração com plataformas de comércio eletrônico para ajudá-lo a enviar e-mails de acompanhamento pós-compra, abandono de carrinho e outras mensagens.
  • Times de marketing e vendas alinhados: ajuda a alinhar as equipes de marketing e vendas. Você pode qualificar leads com base em suas interações com campanhas e identificar os contatos com maior intenção de compra.
  • Conformidade com o GDPR: O Zoho Automation está em conformidade com o GDPR, o que significa que você pode coletar e gerenciar dados de clientes com segurança.
  • Relatórios de funil de vendas: fornece relatórios de funil de vendas para ajudá-lo a entender quais campanhas e canais estão trazendo mais leads qualificados.

 

O Zoho Automation é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a melhorar seus resultados de marketing. Se você está procurando uma maneira de gerar mais leads, nutri-los e convertê-los em clientes, o Zoho Automation é uma ótima opção.

 

E aí, já se sente pronto para enviar o seu e-mail marketing?

 

Caso você tenha interesse em criar campanhas de email marketing para promover o seu negócio e melhorar ainda mais o relacionamento com os clientes, confira as nossas soluções de marketing e entre em contato conosco para agendarmos uma reunião!

Compartilhe
Pular para o conteúdo