Entenda o que é Inbound e Outbound Marketing

07/06/22 16:29:11 - Por Mateus
O Inbound e o Outbound Marketing está presente o tempo todo em nosso dia a dia, mas muitas pessoas não percebem ou não sabem (ainda), o que significa. A verdade é que o Inbound e o Outbound Marketing está se tornando cada dia mais comum e muitas empresas têm usado para as estratégias de Marketing. Apesar de serem opostos, eles se complementam, o que é muito interessante, não é mesmo? Por isso, é importante entender realmente o que significa e como trabalhar com ambos. Sem mais delongas, é importante você saber que a principal diferença entre Inbound e Outbound Marketing é que o Inbound é atração, o cliente se sente interessado e vai até você. Como? Com conteúdo relevante, e é através dos conteúdos que o cliente chega até ao seu produto/serviço. Já o Outbound é o marketing tradicional, sua marca vai até o cliente com o uso de propaganda, por exemplo. Ambos se complementam e precisam andar junto s.

O que é Inbound marketing?

Ações estratégias em forma de conteúdo relevante, que atrai o lead até a sua marca, aumentando o interesse no seu produto. E quais são essas estratégias de conteúdo relevante de Inbound Marketing? Bem simples, pode ser um blog com um conteúdo rico e intuitivo, um E-mail Marketing ou Landing Page com um CTA (Call to Action), que direcione o usuário para um formulário, onde ao preencher terá acesso ao conteúdo de interesse, como um E-book, por exemplo. Obtendo esses leads interessados em seu conteúdo, você pode nutrir a sua base de acordo com a fase do funil de venda, onde cada lead se encontra. Entenda o que é Inbound e Outbound Marketing

O Inbound Marketing é dividido em 4 etapas:

Atrair:A primeira etapa consiste em atrair visitantes para um site, em vez de ter que gastar tempo e energia prospectando pessoas, ou divulgando o produto ou serviço nos canais de comunicação, onde apenas um grupo reduzido de pessoas se interessaria. A atração é feita através da criação e disponibilização de um conteúdo relevante no site da empresa. Após isso é feita a divulgação por meio das redes sociais, links patrocinados e o SEO. Converter:Após atrair os visitantes na primeira etapa, é preciso que os mesmos realizem uma conversão. O usuário “converte” ao disponibilizar seus dados em troca do conteúdo de interesse. O conteúdo ofertado deve valer a pena para o consumidor, ele deve sentir que tem algo útil para ser acessado e que não há problema em informar dados como nome, e-mail, telefone, entre outros, para poder acessá-lo. O visitante que realiza uma conversão é chamado de “lead”. Relacionar:O relacionamento é a etapa onde a marca continua criando e publicando conteúdo relevante para o consumidor que converteu anteriormente. O relacionamento serve, acima de tudo, para fazer com que o lead venha a realizar uma compra, já que nem todos os leads estão prontos para comprar no momento em que realizam a primeira conversão. Vender: A venda, como não poderia deixar de ser, é o principal objetivo do Inbound Marketing. A abordagem para venda deve ser realizada no momento em que se identifica que o lead é uma oportunidade. A oportunidade ocorre quando o lead responde determinadas perguntas em formulários de conversão, informando que seu perfil é interessante e tem potencial para venda. E lembre-se, após a venda fidelize o cliente, o pós-venda é muito importante quanto o momento de compra. O momento de fidelizar, pode fazer pesquisa de NPS, depoimentos, e continuar com os conteúdos ricos, para que o cliente te indique para outras pessoas.
Durante o processo de Inbound muitas técnicas e materiais devem ser trabalhados, como por exemplo:
- Blog; - Materiais ricos para download (e-books, infográficos, white papers, etc); - Otimização para ferramenta de busca (SEO); - Palavras-chave; - Plataforma de CRM; - Copywriting; - Conteúdo Orgânico em Redes Sociais; - Link building; - CTA’s; - Landing Pages; - E-mail Marketing. E agora que você já sabe e entendeu o que é o Inbound Marketing, vamos ao próximo passo:

O que é Outbound Marketing?

Como falamos, o Outbound é o marketing tradicional, aquele que anuncia a marca e prospecta novos clientes. Porém, ao contrário do Inbound que o cliente se sente atraído pelo seu conteúdo, no Outbound você interrompe a jornada ou rotina do cliente para mostrar seu anúncio, como em rádio, televisão, publicidade em revista, jornal e até mesmo o telemarketing. No digital temos o famoso tráfego pago, como Google Ads e o Facebook Ads, que através de links patrocinados, você prospecta novos clientes.
Já no Outbound Marketing, você tem uma diversidade de canais e mídias para divulgar o seu produto ou serviço como por exemplo:
- Televisão; - Rádio; - Revista; - Outdoor; - Flyers, folders, banner, entre outros materiais gráficos impressos; - Internet (anúncios de pesquisa, display, remarketing, reconhecimento de marca, etc). Para ficar mais claro ainda e você entender de uma vez por todas o que é o Inbound e o Outbound Marketing, lembre-se: O Inbound Marketing é um trabalho de criação de conteúdo puro e os resultados é de longo prazo, já o Outbound Marketing é um trabalho mais imediato, onde campanhas de tráfego pago podem levar seu anúncio para um grande número de pessoas e há maior facilidade de mensuração dos resultados. Trabalhe esses dois segmentos juntos e terá bons resultados no marketing da sua empresa, espero que tenha ajudado a entender a diferença e como trabalhar com essas estratégias.

Mateus