Se você tem uma loja online ou física, vende algum serviço para empresas ou pessoas físicas e não sabe o que é tráfego pago, então você está perdendo uma grande oportunidade de obter novos clientes e gerar mais lucros para a sua empresa. Investir em tráfego pago também pode ser excelente para empreendedores que ainda estão em fase de consolidação. Uma campanha de tráfego pago traz novos visitantes para o seu site, para sua página nas redes sociais, trabalhando o reconhecimento da sua marca. É uma maneira mais rápida de gerar leads e vender pela internet.
O que é tráfego pago?
Tráfego pago é um fluxo de visitantes em seu site, loja ou página de forma paga, por meio de plataformas de publicidade chamado de ADS como, Google Ads, Facebook Ads, Bing Ads, entre outras. Essas plataformas trabalham com lances – leilão. O leilão determina se o anúncio é efetivamente apresentado e qual a posição do anúncio nas buscas. Neste leilão você escolhe uma palavra-chave relevante ao seu negócio e quando as pessoas pesquisarem por esta palavra, o seu site, loja ou página aparece. Ao contrário do tráfego orgânico (gratuito), o tráfego pago depende de investimentos para alcançar resultados. Você com certeza já deve ter se deparado com um anúncio pago no Google, como este exemplo: No Google Adsvocê pode escolher o tipo de campanha para objetivos diferentes, tais como:Pesquisa: anúncios de texto nos resultados da pesquisa (o mais comum, como a imagem acima) Display: anúncios gráficos em Websites Vídeo: anúncios de vídeo no YouTube Shopping: seus produtos na página do Google Discovery: publicidade em feeds online App: promova a sua app em vários canais Local: promova as suas localizações em vários canais Inteligente: simplifique as suas campanhas Quais as vantagens de investir em tráfego pago?
Você deve estar perguntando se vale a pena investir em tráfego pago, e a resposta é sim! Te explicamos o por que:- Estratégias de tráfego orgânico são muito complexos e levam muito tempo e dedicação para obter algum resultado.
- O tráfego pago tem o poder de gerar retorno sobre o seu investimento de forma rápida, desta forma, você pode trabalhar com o tráfego orgânico e ao mesmo tempo com o tráfego pago.
- Você obtém resultados de imediato, atingindo o usuário no momento certo em que ele está procurando o seu produto ou serviço.
- Como um maior número de pessoas acabam acessando o seu site, mais é a chance de conversão.
- É possível monitorar o desempenho da campanha de forma fácil, com métricas precisas para cada plataforma.
- Pode-se programar um período específico da campanha com um prazo determinado, ideal para promoções com uma data limitada ou anunciar um evento, por exemplo.
- O tráfego pago reforça o conhecimento da marca, prospectando novos clientes com o seu anúncio aparecendo em sites de buscar e também em outros sites externos, fazendo com os usuários visualizem seu anúncio ofertando os produtos e serviços que ele está buscando.