Blog

Loading

    SSL é uma sigla para Secure Sockets Layer, camada segura de soquetes em tradução livre. Trata-se de um protocolo de segurança para troca de informações na Internet. Leia o texto e entenda melhor o que é esse certificado e como funciona.

    O que é um certificado SSL?

    Um certificado SSL é uma ferramenta que busca a segurança para a troca de informações entre o visitante e o servidor que hospeda o site. Ele impede que pessoas mal-intencionadas roubem informações dos outros usuários, como senhas de cartões e dados de acesso de diferentes contas.

    Como o SSL funciona?

    Quando entramos em um site enviamos uma solicitação para o servidor, essa solicitação, bem como sua resposta, é criptografada pelo SSL de forma que todas suas ações e informações não possam ser interpretadas por terceiros.

    Por que adquirir um certificado?

    O certificado SSL não somente garante a segurança do site e de seus usuários como também transmite a sensação dessa segurança para os usuários e ainda pode melhorar a posição do seu site nos buscadores.
    A ausência desse certificado no seu site pode até mesmo acabar repelindo usuários e afetar negativamente seu negócio. Porque, sem ele, ao entrar no site o usuário receberá uma mensagem de segurança alertando que o site não é seguro.

    Como ter

    O uso do SSL como medida de segurança tem se popularizado, crescido e se tornado mais fácil conseguir o seu.
    Algumas plataformas de hospedagem até mesmo oferecem o certificado de forma gratuita quando têm os serviços contratados. Porém em parte delas é necessário ativá-lo. Por exemplo, se sua plataforma de hospedagem atual não oferece certificado SSL e você não quer migrar para uma que já ofereça gratuitamente, você pode adquirir o certificado a parte para seu site.
    Portanto, o primeiro passo que você deve dar é gerar uma solicitação de assinatura de certificado (CSR, na sigla em inglês). A solicitação deve conter:

    • Common Name (server domain name) – A URL onde o certificado será utilizado
    • Organization – Nome oficial da empresa (como no CNPJ) *
    • Organizational Unit – Setor de sua empresa *
    • City or Locality – Nome de sua cidade
    • State or Province – Nome de seu estado (deve ser escrito por extenso)
    • Country – Seu país (deve ser escrito com apenas dois dígitos, como BR para Brasil)

    Após ter seu CSR pronto, é hora de buscar o serviço que melhor atenda suas necessidades e realidade. Já tendo solicitado e pago o certificado, confirme com o serviço sua validação. O último passo é instalar o certificado em seu site Mas para isso é necessário entender as especificações de sua plataforma de hospedagem já que esse processo pode variar entre as diversas plataformas.
    Em conclusão, é possível também instalar um selo de segurança para mostrar a seus usuários que o site é protegido.

    Escrito por: MT Soluções

    Somos um Hub de soluções de e-commerce e construímos nossa empresa em três pilares fortes: Simples, Prático e Direto.

    Envie comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *.