Atualmente, no cenário mundial, feriados e datas comemorativas se tornaram sinônimos de vendas em alta.
Usar desses momentos para vender mais é extremamente proveitoso e efetivo, mas é necessário se atentar para algumas situações e criar um bom planejamento. Ações de última hora visando o aproveitamento destas datas dificilmente trarão o resultado desejado e o investimento aplicado terá sido em vão.


Qual a melhor forma de se aproveitar datas especiais para gerar lucro?

Tendo forte planejamento, sem dúvidas, mas um planejamento consistente. Não basta apenas planejar um cartaz para ficar em frente a loja. Deve-se considerar alguns pontos:

  • Quais datas têm mais a ver com meu negócio?
  • Utilizarei apenas grandes datas comemorativas como Natal e Dia das mães ou apostarei em um calendário sazonal?
  • Farei que tipo de promoção? Quão proveitosa essa ação será para mim?
  • Tenho que iniciar as ações com quanto tempo de antecedência?
  • Quanto vou investir nas campanhas? Esse dinheiro fará falta em outro setor?
  • Meu estoque pode atender ao número de clientes esperado?
  • Meu negócio tem estrutura para atender a um maior movimento de clientes?
  • Estou planejando algo inovador ou apenas mais do mesmo?

São muitas as variáveis a se considerar, porém algumas dicas podem te ajudar a criar um plano adequado à realidade de sua empresa.

Pesquisas iniciais

Utilizando um calendário sazonal é possível encontrar uma leva de datas comemorativas e feriados, pode ser interessante que você anote todas que acha interessante e combinam com sua loja.
Procure por ações de concorrentes, elas podem te dar novas ideias e indicar também erros.


Planejamento

Já com as datas em mãos é hora de começar um planejamento específico para cada uma delas. Anote ideias para eventos, promoções, sorteios, ações e semelhantes.

É importante firmar um alvo claro considerando seu público e abrangência. Você quer aumentar a visibilidade da loja? O foco será aumentar as vendas em qual porcentagem?
Crie perguntas para que elas te orientem e, ao encontrar as respostas, faça novas perguntas. Quanto mais variáveis você analisar e criar planos de resposta, maiores serão as chances de sua ação alcançar o êxito.

Elabore um plano de comunicação claro e objetivo, aposte em frases curtas que deixem explícito o que você oferece como o clássico “Leve 3, pague 2”. Fuja da ambiguidade e releia o texto diversas vezes para ter certeza de que ele será facilmente entendido sem gerar dúvidas ou interpretações divergentes.

Também será importante se atentar aos prazos.
Decida quando sua promoção terá início e fim e busque gerar no cliente a sensação de que ele deve correr para aproveitar a oferta.
Caso esteja se baseando em datas comemorativas, focar em clientes que já estão propensos a comprar pode ser mais proveitoso do que tentar atingir um público mais abrangente.
Nesse caso já há o interesse do comprador em adquirir um produto, logo será mais interessante fazer com que ele compre mais do que ele esperava utilizando de cupons promocionais de desconto, promoções de leve mais e pague menos e criação de novos produtos específicos para aquela data como kits temáticos.
Já para atrair novos clientes é uma boa ideia fomentar eventos imersivos onde os participantes têm contato com seus produtos de forma lúdica e menos convencional. Sorteios e rifas podem gerar interesse por aqueles produtos e induzir o desejo dos participantes por eles.

Tenha certeza de que poderá atender a todos tópicos que você propor. Para isso pense bem antes de estabelecer quantias, valores e garantias.


Aposte nas mídias sociais para divulgação

Atualmente contamos com redes sociais integradas (como Facebook e Instagram) e ferramentas que nos permitem criar planos de divulgação dentro dessas plataformas. Suas publicações aparecerão para mais pessoas quando impulsionadas e ainda é possível direcionar para o nicho desejado, as hashtags também aumentarão a visibilidade e permitirão que pessoas cujo interesse pelos assuntos das tags já tenha sido manifestado encontrem seu negócio.

Uma agência de marketing ou um assessor de imprensa poderão auxiliá-lo durante esse processo ao usarem técnicas de vendas e contato com consumidores.

A união com outros lojistas para criar ações específicas também se mostra atrativa e efetiva, parcerias entre lojas e com fornecedores pode te proporcionar auxílio na divulgação e descontos especiais.

Aposte nas embalagens e crie um diferencial

As chances de um cliente tornar a comprar com você são elevadas quando ele se sente bem atendido e percebe atenção vinda de você.
Ter uma embalagem diferente irá criar expectativa para ter logo contato com o produto, isso é potencializado com uma embalagem de presentes que não revele o interior, mas isso ainda é algo comum. Uma atitude simples como adicionar uma cartinha escrita a mão agradecendo a preferência, uma mensagem divertida ou algum brinde farão o diferencial e tirarão sua loja do espaço comum.

Ter um diferencial em seu negócio irá chamar a atenção do público, dessa forma você poderá atrair novos clientes e cativar nichos específicos.

Share This