O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca (também chamado de busca gratuita ou não paga), é um conjunto de estratégias do Marketing Digital que visam melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, ganhando mais destaque dentre os concorrentes e ficando em uma posição que traz maior visibilidade. Neste texto, você descobrirá algumas das principais tendências de SEO imperdíveis e atualizadas para ajudar você, empresário, a aumentar o seu alcance no Google, Bing, Yahoo, Youtube, Pinterest, dentre vários outros motores de busca.
Lembrando que algumas táticas ainda seguem trazendo benefícios de otimização do SEO, como, por exemplo: verificação de tags, otimização de palavras-chave, da descrição de produtos/serviços, das Heading Tags e do site em geral, criação de conteúdo de qualidade e uso de backlinks. Analisando as 2 figuras abaixo, podemos concluir que fatores como palavras-chave sempre influenciarão no seu SEO.
Acima, podemos visualizar esta imagem que representa a taxa de cliques por meio de tráfego orgânico, quando planejado com palavras-chave e frases relacionadas ao seu negócio. Podemos ver que as maiores taxas possuem as melhores posições (#1, #2 e #3 principalmente). Já as menores taxas de cliques resultam em um menor ranking de posicionamento no mecanismo de busca.
Já esta figura mostra o aumento esperado da taxa de cliques que você pode obter em suas páginas à medida que o seu site sobe de posicionamento nos motores de busca.
Agora que já vimos algumas das principais estratégias básicas para obter um bom otimizador de motores de busca e como elas o influenciam e podem te beneficiar, veremos a seguir as principais tendências de SEO que influenciaram em mudanças de engajamento no Google atualmente.
Houveram 3 mudanças na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) este ano, tornando-a mais rígida na maneira na qual os dados são coletados e utilizados. Isso pode influenciar diretamente o seu SEO e consequentemente o seu negócio, caso você não esteja seguindo as regulações corretamente. As principais mudanças foram:
Uma nova invenção que já está se expandindo no mundo todo agora é o Chat GPT. É um recurso de IA que cria textos informativos em questão de segundos por meio de informações encontradas na internet. Contudo, caso você queira utilizá-lo no conteúdo do seu negócio, o Google ainda consegue captar os resultados que utilizam materiais copiados, entendendo assim que a sua página não é relevante e te colocando em uma posição ruim no mecanismo de busca.
Visto isto, é essencial que você siga criando conteúdos de forma mais humanizada e realmente úteis para o usuário. Isto irá te trazer resultados e posicionamento melhores.
Entretanto, caso queira utilizar os recursos de inteligência artificial, faça o seu uso equilibradamente. Entenda que pode ser uma forma de ter acesso fácil às respostas, mas não copie o que já existe na concorrência e seja original.
Uma das principais tendências de SEO, o Core update foi uma nova atualização com foco na melhoria do funcionamento do algoritmo de busca do Google. Lançada agora em março, ela qual trouxe algumas mudanças significativas na SERP e consequentemente nos SEOs de muitos sites. Os fatores da plataforma que mais tiveram alterações foram:
A fim de evitar este problema e perder relevância na plataforma, o Google indica que a melhor opção é avaliar as páginas do seu site que sofreram alterações de posicionamento e entender o que pode ter ocorrido. Uma das opções é que o seu site pode ter sido substituído por uma página com qualidade superior à sua. Logo, a melhor estratégia nesta questão é analisar o que os seus concorrentes estão fazendo, quais conteúdos estão publicando, qual linguagem utiliza.
Assim, você consegue comparar e seguir na mesma linha, só que melhor para subir de nível. Outros erros que podem ter favorecido este problema seria o mau funcionamento da sua página. Caso você tenha copiado o conteúdo de alguém, se possui erros ortográficos, se as fontes não são confiáveis, se você não entende muito bem do assunto no qual está escrevendo, se o seu site possui muitos anúncios, se possui baixa velocidade de carregamento tanto no desktop quanto no mobile, dentre outras questões.
O objetivo final sempre será pensar na experiência do usuário e na avaliação que ele fará em relação ao seu negócio. Será que ele está satisfeito? O meu conteúdo é útil? Estou conseguindo passar credibilidade? As pessoas conseguem acessar o meu site com facilidade? Os meus concorrentes oferecem maior qualidade do que eu no geral? Caso sim, o que devo fazer para melhorar e ultrapassá-los? Com as respostas destas perguntas você conseguirá entender o que pode ter acontecido caso a sua posição caia.
Fique ligado nestas tendências de SEO que já estão valendo para fazer um planejamento eficiente de estratégias. Com isto, você irá evitar estes e outros problemas para se destacar dentre a concorrência nos mecanismos de busca, chegando no topo. A otimização é uma ação de extrema importância. Manter o conteúdo relevante e atualizado com frequência, assim como verificar se o seu site está seguindo as regulações da LGPD, analisar as estatísticas de volatilidade da SERP, assim como as outras estratégias básicas que vimos no começo.
A otimização SEO faz parte dos serviços englobados no Marketing Digital. É importante estar atualizado sobre as tendências de SEO para se manter competitivo no ambiente virtual. A MT Soluções é uma agência especializada em E-commerce que pode ajudar a otimizar o SEO da sua loja virtual e site.