Há cada vez mais pessoas pesquisando, comparando preços e comprando em lojas virtuais, mesmo que depois de fazer a pesquisa e a compra seja finalizada na loja física. Uma pesquisa do E-commerce Trends 2017, indica que 98,8% dos entrevistados já fizeram pelo menos uma compra online.
A tendência é que mais compras sejam realizadas através da internet e as grandes lojas já sabem disso e estão vindo com força total no e-commerce.
Com esse aumento nas compras online, algumas tendências para 2018 serão os grandes diferenciais, você confere algumas delas aqui:
Chatbot
Os Chatbots, sistema de interação entre consumidores e empresas, cresce a cada ano e deverá ser tendência em 2018. Segundo uma reportagem da Folha de São Paulo, 83% das companhias que apostaram nesse recurso, informaram que houve um aumento considerável na retenção de clientes. Além disso, 74% das empresas informarem que a velocidade das vendas também aumentou.
Para quem ainda não o conhece, o Chatbot é um robô que conversa com os clientes via chat, com ele você pode automatizar as tarefas mais rotineiras como por exemplo: listar informações sobre o status de um pedido, fornece as informações sobre produtos e descontos da loja, entre outros. Além disso, o robô já tem uma função que consegue aprender mais com o cliente através do machine learning (aprendizado de máquina) para chegar o mais perto possível de criar um relacionamento mais personalizado e real.
O Chatbot também pode ser usado em todo o processo do funil vendas como: atração, geração de leads, relacionamento, venda e pós-venda.
Compra Personalizada
Outra tendência em 2018 será a compra realizada com realidade aumentada, que promete ajudar e muito o consumidor a ter uma experiência mais personalizada com o produto.
Os consumidores vão poder provar o produto antes de comprar, o que vai aumentar consideravelmente as conversões, minimizando as devoluções de produtos.
Por exemplo: Imagine um cliente que entra em contato com um e-commerce de casa e decorações, utilizando a realidade aumentada, o cliente pode tirar as medias da parede da sala ou quarto com ajuda da câmera do celular e assim ver como o produto vai ficar no local escolhido, evitando possíveis erros na hora de comprar o produto.
Para que a experiência seja ainda mais encantadora, todas as alterações dos produtos serão em tempo real. A ideia é fazer com que o cliente viva uma experiência incrível e mais completa, além de sentir que está comprando um produto exclusivo, feito sob medida.
Gostou do artigo? então compartilha!
Até a próxima!
Share This