O e-mail marketing é uma estratégia muito utilizada por várias empresas para estreitar ainda mais a sua conexão com os seus clientes. Para isto, elas utilizam o e-mail como o canal de comunicação direta, onde haverá um disparo de e-mails por meio de uma plataforma de forma automatizada que vai entregar uma determinada mensagem para a sua base de contatos de clientes. Esta mensagem pode ser sobre seus produtos ou serviços, pedindo um feedback, um agradecimento pela compra, promoção de um projeto novo e muito mais.
Um dos principais canais de comunicação mais utilizados tanto pelos negócios quanto pelos consumidores é o e-mail, visto que é uma plataforma de fácil acesso e a mais indicada para o uso profissional. Segundo o gráfico a seguir do Statista, a quantidade de usuários que utilizam e-mail no mundo todo será cada vez maior, o que favorece ainda mais para a adoção desta estratégia para melhorar a sua comunicação, promover o seu negócio e fidelizar clientes.
Para ter assertividade no planejamento de criação do seu e-mail marketing, é necessário fazer uma prévia organização de quais são as suas metas e objetivos, além de entender de forma clara qual a mensagem que você deseja transmitir. Neste blog, iremos discutir tudo o que você precisa saber, dicas de como fazer o planejamento e quais serão os benefícios!
A base de todo processo de criação de estratégia de marketing é entender o seu público-alvo e a sua persona; com o e-mail marketing não será diferente. Analisando o seu público-alvo, você pode criar a sua persona e entender de forma mais clara qual o gênero que você deseja atingir, a sua idade, seus interesses, estilo de vida, renda média, profissão, redes sociais preferidas, hobbies, estilo de música favorito e muito mais.
Desta forma, você consegue ter uma base por onde começar, ser mais assertivo ao transmitir a sua mensagem e atrair o perfil ideal do seu cliente, o qual terá um interesse genuíno pelo seu negócio.
Para realizar o envio dos e-mails, é necessário ter uma base sólida de contatos. O ideal seria utilizar um CRM (gestão de relacionamento com o cliente), um software que centraliza todas as informações dos seus clientes, incluindo telefone, e-mail, histórico de compras e muito mais.
Com estas informações integradas em um lugar só, você consegue acessar de forma prática todos os contatos, facilitando o processo de envio. Se você já possui uma landing page ou newsletter no seu site, também fica mais fácil de capturar leads e convertê-los em potenciais clientes por meio do e-mail marketing.
A jornada do cliente é o caminho que um cliente percorre desde o momento em que começa a considerar uma compra até o momento em que se torna um cliente leal. Ela é dividida em quatro etapas principais: conscientização, consideração, decisão e pós-compra.
Conscientização
Na etapa de conscientização, o cliente ainda não sabe que tem um problema ou necessidade que pode ser resolvida por um produto ou serviço. Ele está apenas começando a explorar suas opções. Os objetivos dessa etapa são:
Consideração
Na etapa de consideração, o cliente já reconhece que tem um problema ou necessidade e está começando a considerar possíveis soluções. Ele está pesquisando informações e comparando diferentes opções. Os objetivos dessa etapa são:
Na etapa de decisão, o cliente está pronto para fazer uma compra. Ele já decidiu qual solução é a melhor para ele e está procurando o melhor lugar para comprar. Os objetivos dessa etapa são:
Na etapa de pós-compra, o cliente já fez a compra e está começando a usar o produto ou serviço. Os objetivos dessa etapa são:
A jornada do cliente é um processo contínuo que pode variar de acordo com o produto ou serviço, o setor e o perfil do cliente. No entanto, as quatro etapas básicas descritas acima são comuns a todos os clientes.
Qualquer usuário de e-mail recebe muitas mensagens somente em um dia, imagine então a quantidade que receberá em uma semana ou mês! Para você ganhar destaque dentre as demais mensagens que o seu cliente recebe, é necessário desenvolver algo que seja atraente e interessante o suficiente para que ele leia todas as informações e interaja com os CTAs ou backlinks.
O principal objetivo nesta estratégia é realizar uma hiperpersonalização da sua mensagem, ou seja, oferecer uma experiência customizada e mais pessoal ao usuário. Você pode fazer isto, por exemplo, adicionando o nome do usuário logo no início junto com algumas informações a respeito do histórico de compras dele, para sugerir outros produtos por meio de alguma ferramenta especializada. Exemplo:
Olá [nome do cliente]! Boa tarde. Tudo bem?
Vimos que você realizou uma compra em nosso site na semana passada, incluindo o [nome do produto comprado].
Você já deu uma olhada no nosso [nome de um produto que tenha relação com o que foi comprado]? Ele possui funcionalidades incríveis que complementam o uso do [nome do produto comprado] !…
Você também pode utilizar a hiperpersonalização para alertar ao usuário de algum carrinho que ele deixou abandonado (remarketing), informar a respeito de novos produtos que estão em promoção, os produtos que ele favoritou e adicionou em sua lista de desejos, avisar que está acabando o estoque de um determinado produto, e muito mais.
O conteúdo da mensagem do seu e-mail marketing irá variar dependendo de qual é o seu objetivo final. Contudo, no geral, é de extrema importância que você desenvolva um conteúdo de boa qualidade, atraente e interessante. A mensagem não precisa ser voltada somente para informar promoções, descontos ou frete grátis, mas também pode ser a respeito de novas atualizações e novidades do segmento no qual você atua. Algumas ideias que a MT Soluções sugere são:
Oferecer uma boa leitura da sua mensagem utilizada no e-mail marketing ao usuário é o mínimo que você precisa fazer se o seu objetivo é gerar interesse ao leitor. Por isto, é necessário que o seu layout esteja bem estruturado e adaptado a qualquer tipo de dispositivo, seja desktop, mobile ou tablet.
A dica neste caso é não utilizar imagens em excesso (pode cair no spam) e que não sejam pesadas, além de inserir um layout mais leve com cores que contrastem entre si e uma paleta com no máximo 3 cores. O ideal é colocar no máximo duas fontes diferentes e que sejam legíveis o suficiente para qualquer leitor. Em um geral, para evitar que o seu e-mail seja enviado para o spam ou para a lixeira, a mensagem deve incluir no mínimo 60% de texto e no máximo 40% de imagens.
Criar um cronograma para o disparo de e-mail marketing vai te auxiliar no planejamento e organização de criação do conteúdo. Por isto, é essencial estar atento às datas comemorativas, dias que terão ações promocionais, novidades no mercado e muito mais. Assim, você evita possíveis erros de envio e problemas futuros.
Antes de realizar o disparo de um e-mail marketing, você precisa realizar testes para verificar se os envios estão funcionando de forma correta. Com certeza você não gostaria que todo o seu trabalho seja direcionado para a caixa de spam ou para o lixo eletrônico, certo?
Logo, os testes irão te ajudar a entender quais mensagens estratégicas estão funcionando e quais precisam ser ajustadas, como por exemplo os testes A/B para ver qual linha de título de assunto estão gerando maiores taxas de abertura, ou verificar qual conteúdo está gerando mais cliques. Assim, você consegue ser mais assertivo e obter melhores resultados com as suas campanhas de e-mail marketing.
A forma mais correta e eficiente de realizar o disparo do e-mail marketing é por meio de ferramentas que automatizam este processo.
O Zoho Campaigns por exemplo, permite que você personalize a dinâmica (conteúdo, imagens e CTAs) e a interação dos e-mails com alguns elementos interativos (sondagens, pesquisas, anexos GIFs, imagens e vídeos), além de realizar testes A/B para verificar qual versão possui melhor desempenho. Além disto, claro, ele realiza de forma automática o envio dos e-mails e otimiza o tempo de envio aos destinatários no momento em que estes verificam as suas caixas de entrada.
Simples, completo e prático, o Zoho Campaigns pode ser a opção ideal para você, comerciante, que está em busca da ferramenta ideal para a criação e automação de e-mail marketing, oferecendo uma experiência personalizada e positiva aos clientes.
Como outra opção de ferramenta de disparo completa de e-mail marketing, também existe o Zoho Automation. O aplicativo ajuda empresas de todos os tamanhos a gerar mais leads, nutri-los e convertê-los em clientes.
O Zoho Automation oferece uma variedade de recursos para ajudá-lo a criar campanhas eficazes. Por exemplo, você pode segmentar seus contatos com base em seus interesses, comportamento ou outras informações. Você também pode criar jornadas automatizadas que enviam e-mail marketing ou outras mensagens a seus contatos em momentos específicos.
O aplicativo também oferece recursos para ajudá-lo a nutrir seus leads e convertê-los em clientes. Por exemplo, você pode acompanhar o comportamento de seus leads e enviar-lhes conteúdo relevante. Você também pode usá-lo para qualificar seus leads e enviá-los para a equipe de vendas quando estiverem prontos para comprar.
O Zoho Automation é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a melhorar seus resultados de marketing. Se você está procurando uma maneira de gerar mais leads, nutri-los e convertê-los em clientes, o Zoho Automation é uma ótima opção.
Caso você tenha interesse em criar campanhas de email marketing para promover o seu negócio e melhorar ainda mais o relacionamento com os clientes, confira as nossas soluções de marketing e entre em contato conosco para agendarmos uma reunião!