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    Proporcione Experiências de Compra para Seu Cliente

    Quando dizemos que os lojistas precisam proporcionar experiencias para seu cliente, nada mais é, que uma estratégia de marketing para fidelizarem seus clientes. Tornando sua loja, uma necessidade para aqueles que compram seus produtos ou contratam seus serviços.

    Qual seu diferencial?

    Antes de traçar uma estratégia que irá te demandar tempo e dinheiro, você precisa analisar qual o diferencial do seu negócio e o que seu produto/serviço trás de benefício para seu consumidor. Sendo assim, você conseguirá ter uma estratégia mais assertiva podendo fidelizar seu cliente. Feito essa análise é possível começar a enxergar onde podem melhorar, aprimorar ou inovar.

    Para proporcionar experiencia positiva para seu cliente é necessário tomar essas ações e ir testando até acertar a estratégia perfeita para seu público e torná-lo necessário ao ponto de que eles sintam a necessidade de adquirir seus produtos/serviços. Você deve estar se perguntando, como saber o que melhorar em seus processos, em quais ações podem ser a mais assertiva. Vou deixar algumas ações que podem realizar para terem essas respostas.

    Vamos começar com a pesquisa de satisfação, onde você faz algumas perguntas e com os resultados delas você consegue identificar pontos de melhorias ou inovações. Uma análise bem conhecida também é a SWOT, onde você mesmo identifica seus pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades. Você pode realizar as duas análises, assim conseguirá ter a visão do seu cliente e a sua própria perspectiva, podendo fazer uma comparação e traçar ótimas ações de marketing.

    Experiências de Navegação para Seu Cliente

    Vamos falar das experiencias de compra em um e-commerce, onde não temos a presença de vendedores, que torna uma responsabilidade da loja manter o seu e-commerce atualizado e com o máximo de informações para que seu cliente entenda quem é você e sua marca.

    Existem alguns pontos que é de extrema necessidade para que sua loja virtual esteja no mínimo navegável, que são: Imagens com boa qualidade dos produtos, descrições dos produtos, páginas institucionais, organização de categorias, banners e tempo de carregamento do site. Se o seu site não tem esses pontos configurados ou incompletos, você pode estar perdendo dinheiro.

    Os pontos citados acima é uma obrigação, agora vamos exaltar algumas configurações que podem tornar a navegação mais agradável podendo ter uma personalização na experiencia de compra do seu cliente e consequentemente levar a conversão: Para lojas de moda, adicionar provadores nas páginas dos produtos, onde o clientes informa seu peso e altura para que a loja estime qual tamanho ficaria melhor no cliente, cupons especiais de desconto personalizado, adicionar o insta feed em seu site, que nada mais é o feed do Instagram em seu site, onde você pode converter e aumentar seus seguidores, atendimento personalizado via WhatsApp proporcione a melhor experiências de compra para seu cliente.

    Experiências de Compra do Seu Cliente

    Falamos sobre navegação da loja e o quanto é importante mantê-la atualizada. Agora eu te pergunto, a venda termina no momento que o cliente efetua o pagamento? Claro que não, se você não investir na pós venda, esse cliente pode não ter a experiencia desejada. Por tanto, faça com que ele se sinta especial, seja mandando uma cartinha feita a mão, ou um brinde, cupom personalizado, uma embalagem que represente sua marca, mensagem agradecendo a compra. Diversas ações podem ser tomadas a partir que o cliente efetua a compra, trazê-lo para perto é a melhor estratégia de venda e marketing.

    Proporcione experiências de compra para seu cliente qualidade é melhor que quantidade e indicação é o marketing mais valioso, então tenha clientes fidelizados e que se sintam especiais ao comprar com você!

    Escrito por: Rafaela Freitas

    Rafaela é formada em marketing e faz parte da equipe de marketing da MT Soluções. Escorpiana, adora interagir nas redes sociais e criação de conteúdos é seu forte.

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