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    Quais são os critérios na hora de contratar uma plataforma de e-commerce?

     

    Quais são os critérios na hora de contratar uma plataforma de e-commerce?

    Plataforma de Ecommerce

    A pandemia provocada pelo Covid-19 eliminou alguns costumes e instaurou novos hábitos. O que antes era comum, como passear no shopping, abraçar os amigos ou jogar uma partida de futebol, agora tornou-se uma ação complexa, que exige planejamento e cuidado.

    O novo normal chegou como uma proposta para garantir o mínimo de segurança diante do cenário de instabilidade. Este novo padrão está reforçando novos hábitos de consumo e o que mais se destaca na economia é o mercado de e-commerce. O marketplace tornou-se a principal modalidade de comércio durante a pandemia, sendo um dos poucos setores que conseguiu crescer exponencialmente em meio a uma crise.

    Mundialmente, o Brasil já figura há algum tempo na terceira posição entre os países que mais compram pela internet, sendo o líder do ranking na América Latina, com uma porcentagem superior a 50% de participação. Por isso, aqui, a quarentena apenas reforçou e potencializou um tipo de hábito que já estava instalado socialmente.

    O e-commerce não para de crescer

    Mesmo aqueles que nunca haviam cogitado a possibilidade de abrir um e-commerce perceberam que esta seria a única alternativa de manter o comércio ativo durante o isolamento social. Desta forma, o jeito mais prático e rápido de transformar uma empresa em uma loja online é através de uma plataforma com recursos e assistência próprios. Por isso, esta foi a escolha de muito dos mais de 100 mil e-commerces que foram abertos entre março e maio de 2020.

    Pesquisas da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) mostram que, em março, no Brasil, foram abertas mais de uma loja virtual por minuto. Neste universo, muitas empresas não tiveram condições ou tempo de abrir ou adaptar seu site para vendas, por isso optaram por uma plataforma que se adaptasse à necessidade do momento ou um marketplace popular, onde a audiência e volume de compras também cresceram.

    Magazine Luiza, um dos maiores e-commerces brasileiros, terminou o primeiro trimestre de 2020 com 26 milhões de novos clientes e um crescimento de quase 185%. Com 26 mil parceiros (sellers) e 16 milhões de produtos em seu marketplace, o Magalu atingiu 1,2 bilhão de reais em GMV nos primeiros três meses do ano. Depois do início da pandemia, o resultado foi ainda mais expressivo, nos primeiros 20 dias do mês de maio o crescimento do marketplace chegou a 229%.

    Em busca da plataforma perfeita: será que ela existe?

    Se você, assim como tantos empreendedores brasileiros, está em busca de uma plataforma para colocar sua empresa no mercado de e-commerce, saiba que não existe uma opção perfeita. A busca, neste caso, deve ser pela plataforma que mais se adapta ao modelo do seu negócio a curto, médio e longo prazo.

    Neste sentido, você deve observar quais são os recursos que esta plataforma dispõe e se eles são compatíveis com o que é essencial para o seu negócio. Além disso, uma boa plataforma deve ter um bom sistema de integração. Você deve levar em consideração as integrações que serão mais úteis para a sua empresa também. O objetivo da plataforma deve ser facilitar o seu ingresso neste universo e não torná-lo ainda mais difícil e complexo.

     

    Critérios para escolher uma boa plataforma de e-commerce

    Para facilitar a sua vida e ajudar você a fazer uma escolha acertada, elencamos alguns critérios importantes que podem auxiliar na escolha da plataforma de e-commerce para o seu negócio.

    1. Plataforma intuitiva

    Ter uma plataforma que oferece gerenciamento e configurações fáceis é essencial para que você tenha autonomia e praticidade no seu e-commerce, para projetar e adaptar aquilo que for preciso. Além disso, uma plataforma intuitiva proporciona a criação de um layout personalizado, de modo que você possa colocar a identidade da sua marca na página e vender online sem perder a personalidade.

    1. Recursos diferenciados

    Todo negócio online precisa de recursos que aprimorem as funcionalidades da loja virtual. Por isso, você deve procurar uma plataforma que tenha uma variedade de parceiros que ofereçam estes recursos que beneficiarão as vendas online e tornarão o gerenciamento do seu e-commerce mais prático. Na Webstore você encontra recursos como: personalização de botões, gerenciamento simplificado de vitrine, integração do pixel de conversão do Facebook, certificação de segurança, sistema de chat online, controle de saída e entrada de estoque, integração com os Correios e muito mais.

    1. Plataforma com recursos para potencializar o SEO de sua loja

    Ferramentas de SEO garantem maior visibilidade ao seu e-commerce. São elas que ajudam sua loja virtual a ter um bom ranqueamento nas buscas e faz com que ela seja encontrada entre as primeiras opções nos principais sites de pesquisa. Este recurso melhora a performance e conversão do seu e-commerce, pois gera tráfego orgânico para sua página. Por isso, uma plataforma que proporciona estes recursos favorecem muito o seu negócio.

    1. Compatível com smartphones

    Um layout responsivo não é um diferencial, mas uma necessidade básica que a plataforma deve atender. O crescimento do acesso a smartphones aumentou significativamente o número de pessoas que compram através de seus dispositivos eletrônicos. Segundo uma pesquisa realizada pela FIS, 29% das compras online são feitas por smartphones no Brasil, por isso sua plataforma de e-commerce precisa ter uma versão mobile. 

    1. Opções de pagamento

    Oferecer a maior variedade de opções de pagamento garante que o seu e-commerce atinja um número maior de pessoas, com preferências financeiras diversas. Essa é a razão pela qual você deve optar por uma plataforma que ofereça a possibilidade de integrar uma grande variedade de formas de pagamento.

    1. Suporte técnico

    Problemas técnicos acontecem, mas eles podem tirar seu e-commerce do ar e prejudicar seu negócio de diferentes formas. Por isso, é de extrema importância que a plataforma da sua loja virtual tenha uma excelente equipe de suporte, pronta para atender suas necessidades. Um bom atendimento e a eficiente resolução de problemas são essenciais para o sucesso do seu negócio online.

     

    Testar a plataforma é a melhor maneira de escolher

    Finalmente, além de tudo o que já foi dito, uma vantagem que deve ser observada na escolha da sua plataforma de e-commerce é a possibilidade de testar e entender as funcionalidades que ela oferece. Uma plataforma que lhe permite fazer testes antes de fechar a assinatura é a opção ideal para quem está criando uma loja virtual e deseja encontrar a melhor alternativa para o seu negócio.

    A Webstore oferece um período de avaliação com 10 dias grátis, onde você pode conhecer e testar todas as funcionalidades, sem compromisso, e avaliar todos os recursos que a plataforma oferece. Você pode começar o seu teste agora mesmo.

    Escrito por: Parceiro

    Conteúdo criado por parceiro.

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