A Black Friday desse ano gerou R$2,1 bilhões em faturamento para o e-commerce, teve alta de 10,3% comparado aos R$1,9 bilhão registrados no mesmo período do ano passado. O número de pedidos também cresceu, foram 14% a mais em relação ao ano passado, saltou de 3,30 milhões para 3,76 milhões, enquanto o tíquete médio fez o caminho inverso e caiu 3,1%, de R$580 para R$562.
A queda do tíquete médio já era uma tendência confirmada pela Ebit na véspera da Black Friday, quando os varejistas iniciam às vendas com mais descontos nos produtos.
“Para atrair o consumidor, os varejistas fizeram ações promocionais mais agressivas nas categorias de maior valor agregado, que são as mais consumidas no e-commerce e isso refletiu no gasto médio” – afirmou Pedro Guasti, CEO da Ebit.
O grande destaque da Black Friday desse ano foi o crescimento no volume de pedidos, praticamente o dobro do estimado pela Ebit.
“Ao contrário das duas últimas edições, que foram pautadas pelo crescimento no tíquete médio, neste ano o grande vetor do crescimento foi no número de pedidos. Lojistas de todos os segmentos ofereceram produtos com descontos reais e isso atraiu o consumidor” – comenta Pedro Guasti.
Outra tendência confirmada na Black Friday 2017 foi o crescimento das compras realizadas através dos dispositivos móveis. O número de pedidos realizados via celular aumentou 81,8% na comparação com o ano passado. Foram quase 30% dos pedidos realizados por meio de dispositivos móveis.
Neste ano, a novidade da pesquisa realizada pelo Ebit foi a nova metodologia utilizada, que passou a contabilizar também a véspera do dia da Black Friday.
“A quinta-feira já é parte da Black Friday e deve ser somada ao resultado do evento. O conjunto de fatores que incluem a antecipação das ofertas, sites com poucas falhas e consumidor já realizando compras no final da tarde de quinta-feira, resultaram num pico de vendas das 18h às 0h na véspera da Black Friday, horário no qual a Ebit registrou o maior crescimento em comparação ao ano anterior” – Comenta André Dias, COO da Ebit.
Confira o ranking das principais categorias da Black Friday por volume de pedidos e faturamento:

E você, o que acha? Se gostou, por favor comente e compartilhe, até a próxima!
Share This