Se você quer descobrir como vender mais nos marketplaces, deve saber que apenas cadastrar seus produtos nessas plataformas e disponibilizá-los para venda não garante um ótimo faturamento, certo?
É preciso realizar algumas boas práticas para se destacar perante a concorrência, aproveitar as oportunidades e vender mais.
Os marketplaces representam 78% do faturamento do segmento de vendas online (dados de 2020, fornecidos pela Ebit | Nielsen).
Os marketplaces são sites que funcionam como shoppings virtuais, possuem alta credibilidade no mercado, fazem altos investimentos em marketing e permitem que, de maneira acessível, milhares de vendedores comercializem seus produtos e aumentem suas vendas.
Com tantos benefícios, a concorrência pode ser acirrada em algumas categorias de produtos nos maiores marketplaces, e é por isso que a Ideris, o maior hub de integração de marketplaces, reuniu 12 dicas para você começar a pôr em prática hoje mesmo e entender como vender mais nessas plataformas.
Primeiramente, a dica mais importante é escolher marketplaces que recebam muitos acessos diariamente, ofereçam suporte, disponibilizem boas condições aos sellers, que façam sentido com o nicho do seu negócio e tenham espaço para a categoria de produtos que você vende.
Por exemplo, quem vende móveis pode ingressar em marketplaces como Casas Bahia, Ponto, Extra.com, Americanas.com, Shoptime, Submarino e Mercado Livre (que são sites de departamento, com diversos tipos de produtos), mas também pode fazer parte de marketplaces do nicho que artigos para casa, como MadeiraMadeira e Leroy Merlin.
Uma das melhores dicas de como vender mais nos marketplaces é ser multicanal e estar presente em vários. No mundo físico, abrir vários pontos de venda é um grande investimento que pode demorar a dar retorno. Porém, no mundo online, graças aos marketplaces é possível que os sellers vendam em vários canais digitais sem muitos gastos e possam obter retorno a curto ou médio prazo.
Os benefícios de vender em vários marketplaces são muitos: investimento acessível, mais chances de vendas, amplia o alcance de marca, entre outros. Porém, o vendedor tem o desafio de cuidar do estoque em todos os canais, fazer a gestão de todos os pedidos e cadastrar produtos em diversas plataformas.
Para automatizar e facilitar todos esses processos, é necessário um integrador de marketplace, que é uma ferramenta que conecta todos os canais de venda (loja virtual e marketplaces) para que o seller tenha seu estoque unificado, replique anúncios de produtos de maneira fácil e rápida em todos os canais e possa gerir os pedidos de todas as plataformas em uma única tela, entre outras funcionalidades que tornam o dia a dia do vender mais ágil e fácil.
Para vender mais nos marketplaces é muito interessante participar das campanhas promovidas por eles!
Dia das mães, dia dos pais, Black Friday, Cyber Monday, entre outras datas do varejo ou até mesmo campanhas exclusivas de cada marketplace, como Prime Day da Amazon e Chance Única do Magalu, são promoções que os marketplaces investem muito na divulgação e os vendedores podem cadastrar seus produtos com descontos para se destacarem e aproveitarem toda mídia gerada pela plataforma.
As campanhas geralmente são divulgadas pelos próprios marketplaces para os vendedores conferirem as condições e se cadastrarem para participar.
A reputação é uma métrica usada principalmente pelo Mercado Livre, mas se aplica a todos os outros marketplaces. É medida pela avaliação dos clientes e pelas regras que o vendedor cumpre ou não, como prazo de envio dos produtos, infrações nos anúncios, entre outras diretrizes que podem variar de acordo com cada plataforma. Por isso, se atente às regras estabelecidas por cada marketplace e siga à risca, além de cuidar da experiência do seu cliente:
Criar um bom anúncio é importante para ajudar seus produtos a se destacarem e te ajudarem a vender mais nos marketplaces.
Mas como fazer um bom anúncio? Criar uma descrição com informações claras e organizadas, utilizar boas fotos dos produtos, entre outras estratégias te ajudam a montar um anúncio que funcione.
Para te auxiliar, disponibilizamos um e-book GRATUITO com instruções e táticas para criar um anúncio campeão nos marketplaces! Basta clicar no banner, preencher seu e-mail e enviaremos o e-book para o seu e-mail, assim você sempre tem acesso ao material.
Os anúncios de mídia paga nos marketplaces são maneiras de fazer os seus produtos serem divulgados em lugares de destaque nas plataformas, como topo das buscas, banners, seleções especiais na home, entre outros meios particulares de cada site. É uma ótima maneira de aumentar as vendas!
Na internet, os consumidores podem comparar facilmente os preços dos produtos e frete para avaliar a melhor escolha. Portanto, é necessário ficar de olho na concorrência e nos valores de produtos semelhantes aos que você vende para manter seu preço atualizado e atraente. O ideal é não ficar muito acima ou muito abaixo dos valores praticados pelo mercado.
Lembrando que nem tudo é questão de preço, mas também do conjunto de soluções e promoções que sua loja pode oferecer ao cliente. Por exemplo, seu concorrente pode oferecer o mesmo produto mais barato, mas os prazos de envio são mais elevados do que os seus, o que faz com que o cliente prefira sua loja em relação à concorrência.
Os preços e as condições de envio afetam muito as escolhas dos consumidores na Internet. De acordo com uma pesquisa realizada pela Cuponomia, 90% dos consumidores pesquisados desistiram de comprar por causa dos custos de transporte.
Assim como é importante manter preços competitivos, é preciso buscar valores de frete e prazos favoráveis para os clientes. Portanto, compare as recomendações de diferentes operadoras e avalie a possibilidade de promoção.
Trabalhar com produtos compostos ajuda a aumentar o ticket médio das vendas e acelerar o giro de estoque.
Produtos compostos ou kits é quando você vende mais de um produto no mesmo anúncio, como um kit com três desodorantes (o famoso anúncio de “leve três, pague dois”) ou kit de produtos de uso relacionados, como um combo para o banho com shampoo, condicionador, creme e sabonete.
Não anuncie sem ter o produto em mãos para envio e, se possível, tenha constância no seu estoque. Lojas que sempre estão com falta de itens acabam perdendo muitas oportunidades de vendas e não se destacam! Além disso, como o frete tem sido cada vez mais um fator decisivo para os consumidores, muitos marketplaces estão investindo em novas soluções para agilizar o frete e solicitando que os vendedores enviem o produto o mais rápido possível.
O Mercado Livre, por exemplo, está trabalhando com entregas de até 12h em algumas regiões do Brasil. Enquanto a Amazon está expandindo a entrega de até um dia útil para cidades específicas aos membros do Amazon Prime.
Quando os consumidores compram pela internet, criam expectativa para a chegada do pedido. O unboxing, ou seja, a experiência de desembalar o pedido pode ser uma surpresa positiva. Nessa etapa o vendedor pode acrescer um brinde simples, um cartão de agradecimento, uma embalagem bonita e até algum item de divulgação da marca do seller ou cupom de desconto para loja virtual.
Conforme os clientes são surpreendidos positivamente com o produto, atendimento, unboxing, entre outros fatores da compra, mais avaliações positivas o vendedor pode receber nos marketplaces.
Os comentários positivos ajudam a elevar a reputação dentro das plataformas, além de ajudar a gerar mais vendas, pois os feedbacks positivos fazem os futuros clientes se sentirem mais confiantes para comprar com determinado seller.
A internet muda rápido, não é mesmo?! Sempre estão surgindo atualizações, mudanças, novidades, novas campanhas, diferentes estratégias e tendências que são as respostas para como vender mais nos marketplaces e se destacar. Por isso, esteja sempre atento às mudanças, acompanhe canais de notícia e de conteúdo, inscreva-se em newsletters, entre outros canais que podem te auxiliar a ficar por dentro das novidades.