Você sabia que a maioria dos e-commerces do Brasil já usa a ferramenta de e-mail marketing para aumentar as vendas?
Segundo a pesquisa feita pelo site E-commerce Brasil em parceria com a Octagencia, 79% dos respondentes usam e-mail marketing com frequência em suas lojas virtuais. Além disso, 28% dos participantes da pesquisa afirmam que fazem disparos de e-mails marketing pelo menos 1 vez por semana.
Agora queremos saber de você: Sua loja envia e-mails marketing?
Você já conhece o potencial gigantesco desta estratégia para seu e-commerce?
Se você ainda não conhece, não usa, tem inseguranças ou ainda não acredita no potencial do uso do e-mail marketing para vendas, então está no lugar certo! Neste artigo vamos falar mais sobre esta estratégia e como o e-mail marketing pode se tornar seu maior aliado na hora das vendas online. Continue a leitura.
Que tal uma estratégia que:
Parece ótimo, né? Então o que você está esperando para conhecer mais sobre o e-mail marketing para vendas? Abaixo comentamos mais algumas vantagens que sua loja garante ao adotar esta estratégia.
Você como lojista vai querer ler aqui que a maior vantagem é aumentar as vendas, certo? E sim, podemos afirmar que esta é uma das principais vantagens em adotar o e-mail marketing para vendas no seu e-commerce.
Temos um exemplo: Uma loja on-line do segmento de beachwear, tinha 2.796 carrinhos abandonados. Para resolver este problema, eles resolveram adotar a estratégia de enviar tentativas por e-mail para converter esses clientes, contrataram a ferramenta Recuperador de Carrinhos da Enviou e dispararam e-mails que incentivaram o cliente a voltar à loja e finalizar a compra. Esta ação gerou 89 vendas (24% de conversão – R$ 17.363,58 de receita). Incrível, né?
Além de aumentar as vendas e garantir ótimas taxas de conversão, a estratégia de email marketing para e-commerce também tem outros benefícios, como a aproximação dos clientes através de comunicações mais assertivas e personalizadas.
Este tipo de comunicação que o email marketing proporciona é único, pois é possível personalizar ao máximo levar aos clientes oportunidades que realmente fazem sentido para eles.
Tudo isso ainda garante o aumento da fidelidade dos seus clientes, afinal, eles adoram perceber que as lojas se importam com eles e oferecem novos benefícios e oportunidades boas.
Se você nunca disparou e-mail marketing para os clientes do seu e-commerce, então recomendamos começar por aqui.
Primeiro de tudo: você deve conferir a lista de e-mails dos seus clientes, Em seguida, verifique as permissões para enviar e-mails e comunicações para ele (leia mais sobre a lei LGPD de proteção de dados), e então, crie sua primeira campanha de e-mail. Ela pode ser uma campanha de:
Neste estilo de e-mail, você agradece seu cliente por ter se inscrito ou se cadastrado em seu site ou newsletter. Também é possível mandar um cupom de boas vindas para incentivar a primeira compra, por exemplo.
Este tipo de campanha de email serve para você compartilhar com os clientes todas as novidades e destaques da sua loja virtual. Ou seja, é muito importante que você dispare uma newsletter com recorrência, como mensalmente, quinzenalmente ou no período que mais fizer sentido para sua loja.
Sua loja costuma fazer promoções boas em datas como black friday, dia das mães, dos pais ou das crianças? Então esta é a hora de focar no email marketing para vendas! Crie uma campanha bem bacana informando sobre promoções, cupons e outros benefícios do período.
Você já costuma captar a data de aniversário dos clientes da sua loja? Então que tal criar campanhas que enviam parabéns e também um incentivo para comprar na loja, como um desconto bacana?
Que tal tornar a estratégia de e-mail marketing para vendas mais elaborada e personalizada? Você pode fazer isso através de remarketing, com campanhas exclusivas para recuperar carrinhos abandonados.
Na prática, você precisará de uma ferramenta que te ajudará a integrar sua plataforma e-commerce à um editor e disparador de e-mails, como a ferramenta Recuperação de Carrinhos da Enviou.
Com a integração pronta, a ferramenta Recuperação de Carrinhos Abandonados permite a criação de campanhas automatizadas que incentivam seu cliente a voltar e finalizar a compra no site.
Por exemplo: na ferramenta Enviou você pode agendar até 5 disparos de e-mails personalizados após o visitante do seu site abandonar um carrinho. E o mais legal é que você pode personalizar cada detalhe, como quanto tempo depois do abandono será disparado o primeiro e-mail, o segundo, o terceiro, etc.
Além disso, você ainda pode usar o One Click Editor, ferramenta também da Enviou, que tornará a criação do seu e-mail marketing para vendas muito mais simples e prática.
Por fim, ao escolher uma solução tão completa como a Enviou, você que é lojista garante vários benefícios, como por exemplo:
Como você notou, se usar email marketing para vendas em sua loja virtual pode ser uma estratégia incrivelmente rentável e prática. Se você sempre buscou por novidades para vender mais produtos garantindo ótimas taxas de conversão, então a estratégia de email marketing é para você.
Para explorar mais possibilidades de email marketing para sua loja, não deixe de conhecer e testar as soluções da Enviou. Para isso, basta acessar www.enviou.com.br e conversar com um dos especialistas para entender qual a melhor ferramenta para seu e-commerce.
Autor: Renata Martins – equipe Enviou