O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca (também chamado de busca gratuita ou não paga), é um conjunto de estratégias do Marketing Digital que visam melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, ganhando mais destaque dentre os concorrentes e ficando em uma posição que traz maior visibilidade. Neste texto, você descobrirá algumas das principais tendências de SEO imperdíveis e atualizadas para ajudar você, empresário, a aumentar o seu alcance no Google, Bing, Yahoo, Youtube, Pinterest, dentre vários outros motores de busca.

Tendências de SEO

Lembrando que algumas táticas ainda seguem trazendo benefícios de otimização do SEO, como, por exemplo: verificação de tags, otimização de palavras-chave, da descrição de produtos/serviços, das Heading Tags e do site em geral, criação de conteúdo de qualidade e uso de backlinks. Analisando as 2 figuras abaixo, podemos concluir que fatores como palavras-chave sempre influenciarão no seu SEO.

 

Fonte: https://backlinko.com/google-ctr-stats

Acima, podemos visualizar esta imagem que representa a taxa de cliques por meio de tráfego orgânico, quando planejado com palavras-chave e frases relacionadas ao seu negócio. Podemos ver que as maiores taxas possuem as melhores posições (#1, #2 e #3 principalmente). Já as menores taxas de cliques resultam em um menor ranking de posicionamento no mecanismo de busca.

 

 

Fonte: https://backlinko.com/google-ctr-stats

Já esta figura mostra o aumento esperado da taxa de cliques que você pode obter em suas páginas à medida que o seu site sobe de posicionamento nos motores de busca.

 

Agora que já vimos algumas das principais estratégias básicas para obter um bom otimizador de motores de busca e como elas o influenciam e podem te beneficiar, veremos a seguir as principais tendências de SEO que influenciaram em mudanças de engajamento no Google atualmente.

LGPD

Houveram 3 mudanças na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) este ano, tornando-a mais rígida na maneira na qual os dados são coletados e utilizados. Isso pode influenciar diretamente o seu SEO e consequentemente o seu negócio, caso você não esteja seguindo as regulações corretamente. As principais mudanças foram:

  • Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD): O órgão terá maior liberdade de tomar decisões relacionadas à fiscalização e punições de forma ágil e menos burocrática.
  • Aplicação de multas: A partir de 2023, começou a ser permitida a aplicação de multas e sanções para aqueles que não se adéquam às leis. A LGPD não pune atividades jornalísticas, contudo, as empresas do segmento devem continuar seguindo as regulações.
  • Agenda regulatória: Serve para definir os assuntos importantes que serão discutidos em cada ano. No caso de 2023, os principais temas serão: inteligência artificial, transferência internacional de dados, compartilhamento de dados pelo Poder Público, Comunicação de incidentes e especificação do prazo de notificação, dentre vários outros. Você pode conferir a lista de temas completa aqui.

 

 

Inteligência artificial (IA)

 

Uma nova invenção que já está se expandindo no mundo todo agora é o Chat GPT. É um recurso de IA que cria textos informativos em questão de segundos por meio de informações encontradas na internet. Contudo, caso você queira utilizá-lo no conteúdo do seu negócio, o Google ainda consegue captar os resultados que utilizam materiais copiados, entendendo assim que a sua página não é relevante e te colocando em uma posição ruim no mecanismo de busca.

 

Visto isto, é essencial que você siga criando conteúdos de forma mais humanizada e realmente úteis para o usuário. Isto irá te trazer resultados e posicionamento melhores.

Entretanto, caso queira utilizar os recursos de inteligência artificial, faça o seu uso equilibradamente. Entenda que pode ser uma forma de ter acesso fácil às respostas, mas não copie o que já existe na concorrência e seja original.

Core update do Google

 

Uma das principais tendências de SEO, o Core update foi uma nova atualização com foco na melhoria do funcionamento do algoritmo de busca do Google. Lançada agora em março, ela qual trouxe algumas mudanças significativas na SERP e consequentemente nos SEOs de muitos sites. Os fatores da plataforma que mais tiveram alterações foram:

  • Google EAT para EEAT: Ferramenta que avalia a qualidade dos conteúdos por meio de 4 pilares atualmente (antes eram 3). A principal mudança foi a adição de uma letra a mais, “E” de experiência. As siglas significam: E de (experience/experiência), E de (expertise/especialização), A de (authoritativeness/autoridade) e T de (trust/confiabilidade). Este novo método de avaliação foi adicionado para fazer com que os parâmetros de experiência sejam seguidos de forma correta. Ou seja, um determinado conteúdo irá aparecer como relevância na página de resultados se tiver sido feito por pessoas que entendem do assunto em questão.
  • Volatilidades na SERP (Search Engine Results Page): A Página de resultados do mecanismo de pesquisa passou a sofrer algumas volatilidades significativas após a atualização, como podemos ver no gráfico abaixo a comparação entre como foi no ano de 2023 (lilás), que teve um aumento significativo em todas as categorias quando comparado com o ano de 2022 (amarelo). Os principais setores que sofreram com as discrepâncias foram: artes e entretenimento, shopping, saúde, beleza e fitness, computadores e eletrônicos, automóveis e veículos, internet e telecomunicações.

Fonte: https://www.semrush.com/blog/google-march-2023-core-update/

A fim de evitar este problema e perder relevância na plataforma, o Google indica que a melhor opção é avaliar as páginas do seu site que sofreram alterações de posicionamento e entender o que pode ter ocorrido. Uma das opções é que o seu site pode ter sido substituído por uma página com qualidade superior à sua. Logo, a melhor estratégia nesta questão é analisar o que os seus concorrentes estão fazendo, quais conteúdos estão publicando, qual linguagem utiliza.

Assim, você consegue comparar e seguir na mesma linha, só que melhor para subir de nível. Outros erros que podem ter favorecido este problema seria o mau funcionamento da sua página. Caso você tenha copiado o conteúdo de alguém, se possui erros ortográficos, se as fontes não são confiáveis, se você não entende muito bem do assunto no qual está escrevendo, se o seu site possui muitos anúncios, se possui baixa velocidade de carregamento tanto no desktop quanto no mobile, dentre outras questões.

Conclusão

 

O objetivo final sempre será pensar na experiência do usuário e na avaliação que ele fará em relação ao seu negócio. Será que ele está satisfeito? O meu conteúdo é útil? Estou conseguindo passar credibilidade? As pessoas conseguem acessar o meu site com facilidade? Os meus concorrentes oferecem maior qualidade do que eu no geral? Caso sim, o que devo fazer para melhorar e ultrapassá-los? Com as respostas destas perguntas você conseguirá entender o que pode ter acontecido caso a sua posição caia.

 

Fique ligado nestas tendências de SEO que já estão valendo para fazer um planejamento eficiente de estratégias. Com isto, você irá evitar estes e outros problemas para se destacar dentre a concorrência nos mecanismos de busca, chegando no topo. A otimização é uma ação de extrema importância. Manter o conteúdo relevante e atualizado com frequência, assim como verificar se o seu site está seguindo as regulações da LGPD, analisar as estatísticas de volatilidade da SERP, assim como as outras estratégias básicas que vimos no começo.

 

A otimização SEO faz parte dos serviços englobados no Marketing Digital. É importante estar atualizado sobre as tendências de SEO para se manter competitivo no ambiente virtual. A MT Soluções é uma agência especializada em E-commerce que pode ajudar a otimizar o SEO da sua loja virtual e site.

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