O marketing digital vem sendo uma das principais formas que as empresas adotaram nesses últimos tempos para anunciar seus produtos, serviços e soluções. Isto ocorreu principalmente durante a pandemia entre 2020 e 2021, visto que os e-commerces cresceram muito e passaram a ser mais utilizados pelos consumidores por conta da sua praticidade (não precisa se locomover) e até mesmo do custo-benefício (lojas virtuais que oferecem frete grátis, por exemplo).
Existe todo um planejamento por trás de uma estratégia de marketing, portanto, a única forma de entender se ela está funcionando conforme esperado ou não é por meio de uma análise dos resultados. O marketing digital engloba principalmente:
Site;
Landing page;
Blog;
Redes sociais (Instagram, Facebook, Whatsapp, Tiktok, etc.);
E-mail marketing;
Anúncios;
Marketing de conteúdo;
A seguir, iremos entender quais são as melhores ferramentas para análise de resultados de marketing digital especialmente para você, empreendedor, que busca atingir suas metas e objetivos da forma mais eficiente e correta possível. Por meio disto, você pode ganhar mais destaque no mercado dentre os seus concorrentes e aumentar o seu ROI (Retorno sobre o Investimento). Lembrando que: uma análise mais completa deve ser feita por meio da escolha de um período mais longo, pois assim você consegue obter uma visão mais ampla do seu negócio e, consequentemente, entender melhor os motivos que podem ter ocasionado em uma determinada queda ou aumento.
Criada pelo Neil Patel, um dos principais influenciadores renomados de marketing digital do mundo, a Ubbersuggest é uma ferramenta que faz uma análise automatizada de um determinado site, onde ela fornece sugestões das melhores palavras-chave que deve utilizar, quais são as mais relevantes e irrelevantes nos motores de busca, mostra a pontuação do seu SEO on page e quais são os seus concorrentes, além de também indicar inspirações para a criação de conteúdo que pode ser utilizado tanto para as redes sociais quanto para blogs, anúncios, e-mail marketing, etc.
Ela também faz uma análise geral sobre o seu domínio, mostrando a sua velocidade de carregamento em mobile e desktop, a quantidade de tráfego orgânico mensal e de backlinks e descobre problemas do site.
Diagnóstico de problemas no site.
Exemplos de palavras-chave orgânicas.
Possui a sua versão grátis que fornece as automações acima, mas também com algumas limitações e a versão paga, onde oferece alguns planos que permitem acesso a recursos adicionais e possibilidade de fazer análises completas de mais de 1 projeto ao mesmo tempo.
O Hotjar é uma ferramenta de mapa de calor, onde ela possui o objetivo de mostrar o comportamento de navegação dos usuários no seu site. Você consegue entender quais são os pontos mais interessantes e os que são ignorados por meio de uma representação gráfica. Com toda certeza é essencial para entender os principais objetivos do seu público e quais ajustes devem ser feitos para chamar mais atenção para um determinado botão. Também é possível entender se existe algum botão que não está funcionando ou carregando, e por este motivo pode estar recebendo menos cliques. As análises podem ser feitas tanto em desktop quanto em mobile e tablet. Existem 5 tipos de mapas de calor, os quais são:
Fonte: https://www.hotjar.com/heatmaps/
Fonte: https://www.hotjar.com/heatmaps/
Scroll maps: mostra até onde os usuários fazem “scroll” no seu site;
Fonte: https://www.hotjar.com/heatmaps/
Engagement zone maps: mostra as áreas do site que os usuários mais interagem;
Fonte: https://www.hotjar.com/heatmaps/
Fonte: https://www.hotjar.com/heatmaps/
Assim como algumas outras, o Hotjar também possui a sua versão grátis com algumas limitações e a versão paga, onde oferece alguns planos que permitem acesso a recursos adicionais e possibilidade de fazer análises completas de mais de 1 projeto ao mesmo tempo.
Um dos programas mais utilizados para análise digital, o Google Analytics 4 pode ser considerada a ferramenta mais completa, visto que além de ser gratuita, ela fornece diversos gráficos e insights detalhados do engajamento dos usuários no seu site. Isto tudo incluindo: dados demográficos (idioma, gênero, idade, país, cidade e interesses), monetização (compras no site ou aplicativo, jornada do usuário, anúncios e promoções), aquisição de usuários e de tráfego, dados de tecnologia (sistema operacional e dispositivo) e taxa de retenção.
Quantidade de usuários e conversões.
Dados sobre a origem dos novos usuários.
Informações demográficas.
Informações de compras.
O Google Ads é uma ferramenta gratuita essencial para quem está pensando em realizar tráfego pago com anúncios. Além de permitir que você faça um orçamento personalizado das campanhas, ele também fornece uma análise completa do desempenho dos anúncios nas redes, indicando os custos totais e de conversão, saldos, número de cliques e de conversões, custos por palavras-chave, anúncios mais exibidos, informações demográficas mais alcançadas e gráficos de performance em diferentes dispositivos e ao longo do dia.
Informações gerais de anúncios em um determinado período.
Algumas redes sociais também fornecem ferramentas de análise que mostram como está o engajamento dos usuários com a sua conta comercial por meio de gráficos que mostram número de curtidas, comentários, compartilhamentos, visualizações, público alcançado (país, idade e gênero), visitas ao perfil, cliques em links, tempo médio de visibilidade, número de contas alcançadas e contas com engajamento.
Alguns exemplos são o Instagram Insights, Facebook Audience Insights, Tiktok Insights, LinkedIn Analytics, dentre outros.
O Semrush é uma plataforma completa de análise para marketing digital, visto que ela trabalha com diversas ações recursos para estudar e melhorar o fluxo do seu site. Os recursos disponíveis são:
SEO – on page e local, pesquisa de palavras-chave, backlinks e monitoramento tanto do seu ranking quanto dos SEOs dos seus concorrentes;
Conteúdo – marketing de conteúdo, criação, otimização, distribuição e análises de conteúdo;
Pesquisa de mercado – análise dos concorrentes e do mercado, incluindo tráfego pago e interação com os públicos;
Publicidade – pesquisa de palavras-chave para as campanhas e monetização do site;
Sugestões de ideias para otimizar o SEO on-page.
Informações gerais de autoridade do seu site.
Análise de backlinks.
O Page Speed Insights é muito conhecido por ter o objetivo principal de analisar a velocidade de carregamento do seu site, mas além disto ele também consegue avaliar um URL por meio das principais métricas da web (maior renderização de conteúdo, atraso da primeira entrada, mudança cumulativa de layout, tempo até o primeiro byte, dentre outras), realizar um diagnóstico geral com práticas recomendadas, auditorias aprovadas e questões não aplicáveis. A ferramenta é gratuita e pode realizar avaliações tanto para a versão desktop quanto para a mobile de um URL.
Nota para o desempenho, acessibilidade, práticas recomendadas e SEO.
Diagnóstico do site.
Existem diversas formas gratuitas que você pode utilizar para acompanhar o desempenho do seu e-commerce. Essa análise será muito importante para que você consiga entender se as estratégias que você está seguindo estão dando certo ou se você precisa fazer ações de melhoria para oferecer a melhor experiência aos usuários.
Cada ferramenta que citamos acima possui a sua determinada função. Sejam informações sobre SEO, velocidade de carregamento do seu site, dados de comportamento ou interações com o seu site. Cada informação pode ser uma oportunidade para você melhorar os processos e o posicionamento do seu negócio, podendo ganhar mais destaque dentre a concorrência.