O ERP e o CRM são dois softwares essenciais para qualquer gestor que precisa administrar o seu negócio, seja varejo físico ou digital. Ambos automatizam e integram dados e informações internas dentro de um sistema, mas com funções diferentes.
Neste blog, iremos discutir como cada um deles funciona e como eles podem se complementar. Apesar dos dois possuírem suas semelhanças, são programas diferentes e desempenham funções distintas.
O ERP (Enterprise Resource Planning) ou Planejamento de recursos empresariais é um sistema de gestão que integra de forma automática todos os processos, projetos, atividades, cadastros, dados e informações de uma empresa. Com ele, você pode coletar, armazenar e administrar todas as áreas (vendas, finanças, cadastros, cadeia de suprimentos, serviços, recursos humanos, dentre outras) em um sistema único de forma prática e segura.
Assim, você possui um melhor monitoramento, controle e gerenciamento do seu negócio. Veja a seguir alguns exemplos de empresas parceiras nossas que fazem ERP:
Realiza integração de e-commerce marketplaces, gerenciamento de vendas, comissões e orçamentos, controle de estoque, emissão de notas fiscais e envio de boleto, integrações logísticas, cadastros (usuários, clientes, fornecedores e vendedores) e possui robô de venda.
Oferece gestão das vendas físicas e online de diversos setores (móveis e eletro, materiais de construção, moda e calçados e autopeças) tanto B2C quanto B2D, além de também realizar diversos tipos de integração (de e-commerce, marketplace, ERP, com logísticas e parceiros).
Com o Tiny, você pode integrar seu negócio a mais de 70 marketplaces e 30 lojas virtuais para anunciar seus produtos. Além disto, ele oferece uma plataforma personalizável (você pode selecionar somente as funcionalidades que irá utilizar) onde você integra todo o ecossistema do seu negócio.
Ao utilizar um ERP para gerir o seu negócio, você pode obter diversos benefícios, sendo eles:
Todos os dados e informações confidenciais ou de extrema importância são criptografados, podendo serem salvos e armazenados em servidores externos os quais somente podem ser acessados com login e senha. Pode ser útil principalmente no setor financeiro.
O sistema de ERP permite que você integre e administre todas as áreas dentro de um só lugar, fazendo com que os setores trabalhem entre si com sinergia, melhorando assim o alinhamento das ações.
Geralmente, o sistema consegue se adaptar ao seu negócio à medida que ele cresce, visto que ele continua fornecendo ferramentas que antes não eram necessárias.
Ao integrar todas as áreas em um só sistema, você não precisa adquirir softwares para cada segmento. Também existe o fato de que este tipo de sistema irá te trazer maior eficiência em todos os processos.
Você também pode emitir relatórios importantes do desenvolvimento do negócio, além de também personalizá-los.
Ao automatizar todas as tarefas, fica mais fácil de evitar erros e falhas caso elas sejam realizadas manualmente por humanos. Qualquer tipo de erro/falha pode afetar não somente a organização do seu negócio, como também a sua reputação. Logo, evitar isto será crucial para manter os processos organizados.
O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de relacionamento com o cliente é um software que visa melhorar o relacionamento com o cliente por meio de um conjunto de ferramentas que participam em toda a jornada do cliente. Isto inclui medidas estratégicas a serem feitas antes, durante e no pós-venda.
Basicamente, este tipo de software centraliza e organiza as informações dos clientes incluindo interações interiores, histórico de compras, interesses, feedbacks e até mesmo os dados demográficos. Assim, Esta função pode ser útil para diversas áreas, como marketing, comercial, atendimento e suporte técnico. Confira a seguir algumas opções de CRMs que conhecemos:
Desenvolvido especialmente para as pequenas empresas, o Zoho Bigin é um CRM mais simples, o qual informa o pipeline de vendas (incluindo integração dos clientes, atendimento ao cliente e depoimentos de clientes), todo o histórico dos contatos, atividades, dashboards e muito mais. Na página deles, você pode ter uma visão mais completa de como ele funciona na prática. Com ele, você pode entender de forma mais clara quais são os reais interesses e necessidades dos seus clientes, além de favorecer a comunicação.
O Zoho CRM é mais indicado para empresas médias-grandes, visto que ele centraliza todas as informações dos clientes, permitindo fazer abordagens personalizadas. Além disso, ele também automatiza tarefas, faz uso eficiente do tempo e fornece análises e insights completos que podem ser utilizados para a criação de estratégias de vendas. Tudo isto e muito mais, melhorando assim a comunicação entre as equipes e o relacionamento com os clientes.
O Agendor é um CRM onde você pode organizar todo o funil de venda dos clientes, incluindo também o monitoramento da sua performance e o melhoramento dos resultados das suas vendas. Ele fornece uma base de dados segura e unificada, incluindo ações personalizadas que permitem gerenciar o atendimento, as atividades, o histórico, as visualizações, relatórios, automações e controle de segurança.
Ao utilizar um CRM para gerir o seu relacionamento com os clientes, você pode obter diversos benefícios, sendo eles:
Utilizando um software preciso para centralizar toda as as informações dos clientes, você pode criar um relacionamento mais longo e duradouro com eles. Por exemplo, ao verificar o histórico de compras de um cliente, você passa a ter uma melhor noção dos reais interesses dele. Assim, você pode enviar as sugestões com base nos produtos comprados anteriormente. No fim das contas, a mensagem fica mais assertiva e personalizada, aumentando as chances de recompra e criando fidelidade. O atendimento pós-venda também será crucial para que os usuários entendam que você se importa com a opinião deles e que está disposto a ajudar em qualquer momento, transmitindo mais segurança.
Visto que o CRM mostra análises e insights a respeito da performance das suas vendas, isto será útil para entender se as suas estratégias estão trazendo os resultados esperados ou não. Portanto, você consegue entender quais ações estão funcionando e quais precisam ser reajustadas, pois assim você acaba tendo maior assertividade e melhora o processo da jornada do cliente. Isto será útil principalmente na área comercial e marketing.
Organizar os dados e informações de todos os clientes permite que você consiga acessá-los de forma mais prática e completa. Acaba por te ajudar muito mais do que simplesmente utilizar somente o Whatsapp e a lista de contatos do próprio celular, visto que as chances de você perder os acessos são maiores, perdendo assim toda a sua lista de contatos, conversas e históricos dos seus clientes.
As informações coletadas a respeito de todo o processo de compra serão úteis para a construção do funil de vendas, permitindo assim uma maior previsão das vendas. Entenda na imagem a seguir, os benefícios de cada etapa de um funil de vendas.
Como vimos, o ERP é um sistema de gestão que integra e automatiza todas as áreas, atividades e processos de uma empresa, visando melhorar a administração de todas as informações por meio de um sistema apenas. Já o CRM, é um software que centraliza todas as informações dos clientes em toda a jornada de compra, incluindo o histórico e análises de resultados.
Juntos, estes dois sistemas irão te trazer melhor praticidade para o gerenciamento do dia a dia do seu negócio, ajustando também o alinhamento entre as equipes. Isto irá influenciar diretamente e indiretamente em melhores resultados das suas vendas, visto que os processos estão mais organizados e o relacionamento com o cliente ficará mais forte e duradouro por meio do reajuste das estratégias.
Ficou interessado, confira a nossa solução de ERP e entre em contato conosco para agendarmos uma reunião e discutir como podemos te ajudar!