O que é?

Um Marketplace é um espaço que une em um só local diversos vendedores e compradores. A plataforma é responsável por toda a intermediação e ao vendedor cabe somente a responsabilidade de emitir a nota fiscal e o produto. Segue alguns exemplos de Marketplace que você provavelmente conhece: Mercado Livre, Magalu, Shopee, Amazon.

Motivos para usar um Marketplace

Existem algumas vantagens que o Marketplace te proporciona e podem aumentar o fluxo de vendas de seu e-commerce.

Ao apostar nessa estratégia você encontrará maior visibilidade. Esses sites recebem milhões de visitas diárias e sua marca estará lá estampada junto aos seus produtos ganhando confiança advinda da reputação e confiabilidade do canal de venda. Então saiba bem onde colocar seus produtos. A maior plataforma do ramo é o Mercado Livre, o site se tornou referência e é pressuposto que as lojas presentes no site sejam de confiança.

Consequentemente o volume de vendas irá aumentar, assim como seu rol de clientes e possíveis novos clientes.

Esses sites também são bem indexados, logo sua loja terá mais chances de ser encontrada nos buscadores, subindo no ranking do Google e aumentando o número de suas vendas diretas.

Sendo assim, você irá economizar em um só espaço reduzindo o custo de publicidade.

Como vender em Marketplace?

Cada Marketplace terá suas exigências próprias para validar seu registro.
Listamos as mais comuns:

Registro de Parceiro – Geralmente esse registro é feito no próprio site. Nessa etapa é feita uma coleta de informações cadastrais como CNPJ e especificações sobre seu negócio.

Documentação – A documentação exigida também irá variar entre os sites, porém essas são as mais usuais:

  • Alvarás de funcionamento (do local que disponibilizará os produtos)
  • Certidão de distribuição de ações e execuções cíveis e criminais da Justiça Federal
  • Certidão dos Distribuidores Cíveis do Estado sede
  • Certidão Negativa de Débitos Previdenciários
  • Certidão Negativa de Falência e Concordata
  • Certidão simplificada do SINREM
  • Certidões dos Distribuidores Criminais do Estado sede
  • CNDT
  • CNPJ
  • Comprovante de Inscrição Estadual
  • Consulta Pública ao Cadastro do Estado
  • Declaração do regime de tributação
  • Estatuto Social atualizado

Aprovação

Tendo feito o cadastro corretamente e de forma completa, basta esperar a resposta da plataforma após o envio do formulário.
Cada marketplace tem suas métricas e métodos de avaliação e aceite.

Fui aprovado no Marketplace! E agora…?

Agora será necessário cadastrar seus produtos na plataforma. Se você possui uma loja virtual, é uma boa ideia integrar o e-commerce a ela.

Vale lembrar que os marketplaces possuem regras e diretrizes que vão desde estabelecer um prazo máximo para envios após a venda até o bloqueio de determinados produtos que sejam considerados impróprios pela plataforma.

Conheça bem o Canal de Venda onde está comercializando seus produtos para poder vender mais e melhor!

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