Vender pela internet é um negócio extremamente lucrativo. O e-commerce brasileiro faturou R$ 53,2 bilhões em 2018 –crescimento de 12% em relação ao ano anterior –, e a expectativa é que até o fim de 2019 alcance a marca de R$ 61,2 bilhões. Portanto, esses números comprovam que o comércio eletrônico é o futuro do varejo e que representa uma excelente oportunidade para as empresas do país.
No entanto, muitos lojistas ainda têm dúvidas sobre o que vender na internet para aumentar o faturamento. Essa é uma reflexão relevante, já que trabalhar com as mercadorias certas é essencial para que a loja atraia o interesse dos consumidores, se destaque dos concorrentes e seja bem-sucedida. Portanto, a dica é: fique por dentro das tendências do mercado e saiba quais são os queridinhos do público.
Preparamos este post para ajudar você na busca pelos produtos que mais vendem na internet. Descubra quais são as categorias e itens com maior potencial de venda em 2020 e inclua no estoque da sua loja as mercadorias que devem bombar este ano. Acompanhe o texto até o fim e tenha ótimas vendas!
Categorias e produtos para vender online em 2020
Baseado em dados de mercado, identificamos as categorias que têm maior potencial de negócio e que estão entre as mais representativas do setor de e-commerce e marketplaces. Contudo, os fatores que colocam tais segmentos em destaque são diversos e abrangem desde o faturamento gerado até o ticket médio dos produtos. Confira a seguir 15 categorias que estão entre as mais relevantes do comércio eletrônico brasileiro:
- Automotivo
- Bebês
- Beleza e Saúde
- Brinquedos
- Cama, Mesa e Banho
- Eletrodomésticos
- Esporte e Lazer
- Informática e Acessórios
- Moda e Acessórios Fashion
- Móveis e Decoração
- Perfumaria
- Pet Shop
- Relógios
- Telefonia
- Utilidades domésticas
Já a seleção de produtos com alto potencial de venda é ainda mais ampla. A diversidade de modelos e variações disponíveis aumenta o leque de opções às quais o público tem acesso e as oportunidades de negócio para os lojistas. Use como ponto de partida a lista abaixo, que reúne 34 produtos que estão entre os mais buscados dos marketplaces e que têm baixa concorrência nos canais.
Veja quais itens já fazem parte do seu portfólio e comece a trabalhar com os demais agora mesmo:
- Babá Eletrônica Motorola MBP-36S
- Balança Digital 300kg Plataforma 40×50 Bivolt Bateria 81876
- Barco Bote Inflável Intex Seahawk 200 Kg Par De Remos Bomba
- Batedeira Arno Planetária Deluxe Sx8101 8vel Branca 110V
- Bote Inflável Caspian 480kg Com Remos Barco Até 10hp Bestway
- Bote Inflável Mirovia 640kg Com Remos Barco Até 15hp Bestway
- Cadeira de Balanço Minha Infância Sapinho Fisher-Price X7033
- Cafeteira Nespresso Essenza Mini C30 Branco 110V
- Climatizador De Ar Industrial Evaporativo Mc90 Fáciltec
- Compressor Ar Direto 1/2 Hp C/ Kit CMJ-210 Bivolt Ferrari
- Compressor De Ar 10 Pés 100 L 140 Lb Csv-10/100 Profi Schulz
- Cooktop a Gás 5 Bocas Atlas Agile Preto com Mega Chama
- Games PS4 / Xbox – FIFA 19
- Games PS4 / Xbox – Red Dead Redemption 2
- Lavadora Extratora Aspirador 1400W 35 Litros A135 Ipc Soteco
- Liquidificador 12 Veloc. 1000W Turbo Premium Mondial 110V
- Máquina De Massa Elétrica Com Cortador Cilindro Pao 110V
- Microondas 20 Litros Electrolux Mto30
- Parafusadeira Goodyear sem fio 12V GYDC191003 Bateria Lítio
- Plastificadora Laminadora Poliseladora A3/a4/a5/a6 – 60HZ
- Prensa Térmica Nacional Gaveta Sublimação 40×60 Cm
- Purificador Água Electrolux Branco Pe11b
- Robô Aspirador Philco Pas01c Bivolt
- Seladora a Vácuo DZ400T Industrial
- Torradeira Kitchenaid Kjc32avana 110V Vermelha (empire Red)
- Torre Chopp Iluminada Com Led Chopeira Cerveja Gelo Completa
- Ventilador B400 Turbo Preto Britânia 127V
- Ventilador De Mesa Mega Turbo 40 Six Britania Preto 127V
Dicas infalíveis para vender mais em 2020
De pouco adianta ter um portfólio com os melhores produtos se o público não tem fácil acesso a eles. Além disso, é fundamental adotar práticas comerciais eficientes visando alcançar novos clientes, aumentar a taxa de conversão e fidelizar os consumidores. Portanto, separamos três dicas infalíveis que com certeza vão ajudar você a resolver isso e vender muito mais em 2020!
1) Cadastrar os produtos corretamente
O anúncio funciona como a vitrine da loja e geralmente é o primeiro contato do cliente com produto. Sendo assim, é preciso ter extrema dedicação no momento de cadastrar os produtos na loja virtual ou no marketplace – títulos, descrições e imagens merecem atenção extra. Além de informações corretas e claras, o lojista deve criar um anúncio persuasivo, que realmente cative o consumidor.
2) Ter preços competitivos
O preço é o fator que mais influencia a decisão de compra dos consumidores e é decisivo para o sucesso de qualquer loja. Nem sempre é possível diminuir a margem de lucro, mas aplicar preços competitivos em pelo menos alguns produtos pode fazer toda a diferença para o negócio. Portanto, baseie-se nos preços praticados pela concorrência e aproveite datas especiais para oferecer bons descontos e vender mais.
3) Diversificar os canais de venda
A diversificação dos canais de venda é um dos pilares do sucesso comercial. Uma estratégia de distribuição avançada permite que a loja conquiste alta cobertura de mercado, alcance novos públicos, consolide a marca e turbine as vendas. Se você já trabalha com e-commerce próprio, a ação mais indicada é investir também nos marketplaces, canais que têm tráfego qualificado e excelente potencial de negócio, como Americanas, Amazon, Magazine Luiz entre outros.