Blog

Loading

     

    Conheça seu Público Alvo Nas Redes Sociais

     

    Não é novidade que o uso das redes sociais aumentou consideravelmente durante esse período de pandemia. Lojistas sentiram a necessidade de estar mais perto do seu público. Não só oferecendo seus produtos, mas tendo que mostrar o seu diferencial, devido os comércios de lojas físicas estarem fechados a concorrência no mundo online aumentou muito!

    Publicações de Conteúdo

    Para você conseguir relevância nas redes sociais, é necessário ter interação com seu público. Não espere ter seguidores para começar a gerar conteúdo porque isso não funciona. É preciso mostrar o que tem a oferecer para conseguir ter um engajamento considerável e fazer com que a compra dos produtos sejam a consequência do consumo do seu conteúdo.

    As redes sociais, se tornaram uma das redes de pesquisa significativa, sendo assim você precisa traçar uma estratégia para suas publicações e conteúdo. Importante entender que o publico sempre vai ter um “problema” a ser resolvido, então para as criações de conteúdo, é necessário que você exalte o problema, depois você tem que dar a dica do que pode solucionar esse problema e por fim dar a solução.
    Quando se fala em conteúdo, é preciso lembrar que estamos vivendo uma era de vídeos, onde o compartilhamento gera comentários e o algoritmo faz com que mais pessoas o vejam. Portanto, aproveite essa ferramenta.

    Conheça o seu Público

    Antes de realizar todas essas ações citadas acima, é importante traçar o seu planejamento, para que você conheça o seu público. Hoje as redes sociais oferecem diversas métricas para você conseguir acompanhar o seu desempenho, saber qual o gênero que predomina em seu público, idade, cidade, horário e dia que eles estão mais ativos na rede social.
    Com essas informações, você consegue traçar ações mais assertivas, fazendo com que seu público se identifique e passe a interagir mais com a empresa.

    Lembrando que essa interação precisa ser constante, seja por meio das enquetes, caixa de perguntas. Com isso, você também consegue medir o quanto seu publico está engajado com a sua marca. Importante dizer que você não precisa ser só mais um catálogo de produtos/serviços nas redes sociais. Faça com que seu publico perceba que a opinião e sugestão dele é muito relevante para o crescimento da sua marca e consequentemente abrindo as portas para as vendas.

    Estratégias de Venda

    Quando pensamos em estratégia de venda para o e-commerce, não temos muitas fronteiras, ou seja, quanto mais cidades e regiões atingir melhor. Mas quando pensamos em redes sociais, a estratégia muda, pois entra toda a análise das métricas que a própria rede social oferece para que os impulsionamento atinja aquelas contas que interage com sua empresa e perfis que tem o mesmo interesse que sua marca oferece.

    Por tanto, temos que ter essas estratégias de vendas bem definidas, tanto para rede social, quanto para seu e-commerce.

    Atendimento ao Cliente

    Agora que você já sabe como criar conteúdos e traçar estratégias, é importante dizer que por mais que não tenha o contato físico com o cliente, você precisa se atentar aos detalhes. Sendo assim você precisa investir nas embalagens dos produtos, no cuidado de como irá enviar o pedido, colocar uma cartinha ou um cartão de agradecimento, um brinde ou até mesmo um cupom de desconto para a próxima compra.
    Por mais que toda a transação seja online, estamos atendendo pessoas que quanto maior os detalhes e cuidados, maior será a chance de fidelização desse cliente.

    Aproveite esse momento em que as buscas pelas redes sociais estão maiores e gere seu conteúdo, eleve a sua marca e agregue valor ao seu produto/serviço. Não deixe essa oportunidade passar, conheça o seu publico alvo nas redes sociais e aproxime-se dele.

    Escrito por: Rafaela Freitas

    Rafaela é formada em marketing e faz parte da equipe de marketing da MT Soluções. Escorpiana, adora interagir nas redes sociais e criação de conteúdos é seu forte.

    Envie comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *.