O mercado do e-commerce é dinâmico ao extremo, novidades surgem a cada dia facilitando a vida de quem quer comprar e também de quem quer vender. Há alguns anos era mais difícil uma loja virtual ser aceita em um canal de venda. Um número restrito de pessoas estava com seus produtos à venda e hoje esse cenário se transformou, tornando-se mais democrático e com chances de boas vendas à todos que se fazerem valer de boas estratégias.

Anunciar em marketplace está se tornando um movimento natural, pois gera maior visibilidade aos produtos vendidos, deixando o anúncio posicionado nas primeiras páginas de busca.

Por isso a publicidade é algo importante, e talvez o seller não terá escolha a não ser competir em mais essa modalidade. O vendedor aproveita o tráfego que o marketplace já traz para o seu negócio, e serve como um complemento para suas estratégias de venda.

Dicas para quem começar a anunciar em publicidade nos marketlaces:

  1. Não adianta anunciar todo o seu mix de produtos, pois para isso teria que ter um orçamento muito grande, e também uma capacidade de ser exibido muitas vezes — e nem sempre é a realidade. Vale escolher os produtos, filtrar baseado em fatores como o objetivo da campanha: posicionar um produto, ou vender exatamente o que é o carro chefe da sua loja. A consequência é o produto ganhar relevância e continuar vendendo bem mesmo após a publicidade paga.
  2. É fundamental conhecer os produtos que vai anunciar e apostar na sua estratégia de venda. Também vale dar tempo para a campanha performar pois não será nos primeiros dias. Muitas vezes o vendedor acha que não está saindo do lugar, mas é importante testar a curva de vendas de cada anúncio. O anúncio que tiver mais conversão aparece mais visível para o comprador.
  3. Em uma categoria muito disputada, é importante manter o investimento em publicidade, pois caso contrário ele perde relevância. No caso de produtos novos, é importante atentar para que os títulos dos produtos sejam coerentes nas pesquisas de busca.
  4. Vale também estudar a estratégia do começo ao fim da ação de marketing. Não caia no erro de fazer os preços conforme o concorrente, pois cada loja tem a sua realidade e pode resultar prejuízos para a operação. Outra dica é mudar a precificação, colocando um percentual sobre o faturamento total do canal, para investir em marketing. Dentro de cada mês pode ir oscilando os valores para poder testar em diferentes canais.
  5. Passo a passo: sempre é um exercício de observação, em que dá certo e onde não dá resultados:
  • criar a campanha;
  • colocar pra rodar;
  • acompanhar diariamente (e depois analisar periodicamente – semanal ou quinzenal).

Também é importante se o anúncio está tendo boas impressões mas não tem cliques. Isso pode ser sinal que as fotos podem não estar chamativas o suficiente. Quando tem muitos cliques, mas tem poucas vendas, é importante ver se o frete está muito caro e direcionar o anúncio para regiões que o frete não seja tão caro.

É preciso ser atento com estratégias diferentes para cada marketplace, pois cada canal de venda, funciona de uma forma diferente.

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