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    O e-mail marketing como aliado nas vendas do e-commerce

    E-mail marketing para vendas no e-commerce: veja quais são as melhores estratégias para sua loja

    Você sabia que a maioria dos e-commerces do Brasil já usa a ferramenta de e-mail marketing para aumentar as vendas?  

    Segundo a pesquisa feita pelo site E-commerce Brasil em parceria com a Octagencia, 79% dos respondentes usam e-mail marketing com frequência em suas lojas virtuais. Além disso, 28% dos participantes da pesquisa afirmam que fazem disparos de e-mails marketing pelo menos 1 vez por semana. 

    Agora queremos saber de você: Sua loja envia e-mails marketing?
    Você já conhece o potencial gigantesco desta estratégia para seu e-commerce? 

    Se você ainda não conhece, não usa, tem inseguranças ou ainda não acredita no potencial do uso do e-mail marketing para vendas, então está no lugar certo! Neste artigo vamos falar mais sobre esta estratégia e como o e-mail marketing pode se tornar seu maior aliado na hora das vendas online. Continue a leitura. 

    Mas por que você deve usar e-mail marketing para vendas no seu e-commerce?

    Que tal uma estratégia que: 

    • Ajuda a aumentar as vendas da sua loja virtual; 
    • Usa uma comunicação mais direta e personalizada; 
    • É simples de implementar; 
    • Tem taxas de conversões altíssimas;
    • E tem também um ótimo retorno sobre investimento (ROI)? 

    Parece ótimo, né? Então o que você está esperando para conhecer mais sobre o e-mail marketing para vendas? Abaixo comentamos mais algumas vantagens que sua loja garante ao adotar esta estratégia. 

    E-mail marketing no e-commerce: quais são as vantagens para sua loja virtual? 

    Aumento nas vendas com ótimas taxas de conversão

    Você como lojista vai querer ler aqui que a maior vantagem é aumentar as vendas, certo? E sim, podemos afirmar que esta é uma das principais vantagens em adotar o e-mail marketing para vendas no seu e-commerce. 

    Temos um exemplo: Uma loja on-line do segmento de beachwear, tinha 2.796 carrinhos abandonados. Para resolver este problema, eles resolveram adotar a estratégia de enviar tentativas por e-mail para converter esses clientes, contrataram a  ferramenta Recuperador de Carrinhos da Enviou e dispararam e-mails que incentivaram o cliente a voltar à loja e finalizar a compra. Esta ação gerou 89 vendas (24% de conversão – R$ 17.363,58 de receita). Incrível, né?  

    Maior proximidade com o cliente e aumento da fidelização 

    Além de aumentar as vendas e garantir ótimas taxas de conversão, a estratégia de email marketing para e-commerce também tem outros benefícios, como a aproximação dos clientes através de comunicações mais assertivas e personalizadas. 

    Este tipo de comunicação que o email marketing proporciona é único, pois é possível personalizar ao máximo levar aos clientes oportunidades que realmente fazem sentido para eles. 

    Tudo isso ainda garante o aumento da fidelidade dos seus clientes, afinal, eles adoram perceber que as lojas se importam com eles e oferecem novos benefícios e oportunidades boas. 

    2 estratégias para usar e-mail marketing para vendas no seu e-commerce

    Campanhas tradicionais de e-mail marketing para vendas

    Se você nunca disparou e-mail marketing para os clientes do seu e-commerce, então recomendamos começar por aqui. 

    Primeiro de tudo: você deve conferir a lista de e-mails dos seus clientes, Em seguida,  verifique as permissões para enviar e-mails e comunicações para ele  (leia mais sobre a lei LGPD de proteção de dados), e então, crie sua primeira campanha de e-mail. Ela pode ser uma campanha de: 

    E-mail boas vindas

    Neste estilo de e-mail, você agradece seu cliente por ter se inscrito ou se cadastrado em seu site ou newsletter. Também é possível mandar um cupom de boas vindas para incentivar a primeira compra, por exemplo. 

    E-mail newsletter 

    Este tipo de campanha de email serve para você compartilhar com os clientes todas as novidades e destaques da sua loja virtual. Ou seja, é muito importante que você dispare uma newsletter com recorrência, como mensalmente, quinzenalmente ou no período que mais fizer sentido para sua loja. 

    E-mail de promoção sazonal 

    Sua loja costuma fazer promoções boas em datas como black friday, dia das mães, dos pais ou das crianças? Então esta é a hora de focar no email marketing para vendas! Crie uma campanha bem bacana informando sobre promoções, cupons e outros benefícios do período.

    E-mail para aniversariantes

    Você já costuma captar a data de aniversário dos clientes da sua loja? Então que tal criar campanhas que enviam parabéns e também um incentivo para comprar na loja, como um desconto bacana? 

    Campanhas focadas em recuperar carrinhos abandonados 

    Que tal tornar a estratégia de e-mail marketing para vendas mais elaborada e personalizada? Você pode fazer isso através de remarketing, com campanhas exclusivas para recuperar carrinhos abandonados. 

    Na prática, você precisará de uma ferramenta que te ajudará a integrar sua plataforma e-commerce à um editor e disparador de e-mails, como a ferramenta Recuperação de Carrinhos da Enviou. 

    Com a integração pronta, a ferramenta Recuperação de Carrinhos Abandonados permite a criação de campanhas automatizadas que incentivam seu cliente a voltar e finalizar a compra no site. 

    Por exemplo: na ferramenta Enviou você pode agendar até 5 disparos de e-mails personalizados após o visitante do seu site abandonar um carrinho. E o mais legal é que você pode personalizar cada detalhe, como quanto tempo depois do abandono será disparado o primeiro e-mail, o segundo, o terceiro, etc. 

    Além disso, você ainda pode usar o One Click Editor, ferramenta também da Enviou, que tornará a criação do seu e-mail marketing para vendas muito mais simples e prática.  

    Por fim, ao escolher uma solução tão completa como a Enviou, você que é lojista garante vários benefícios, como por exemplo:

    • Monitorar em tempo real os abandonos de carrinho de sua loja online;
    • Acompanhar  a taxa de carrinhos recuperados;
    • Emitir relatórios com os resultados das ações e com os produtos mais abandonados on carinho;
    • Entre muitas outras;

    Envie email marketing para vendas e torne essa estratégia a maior aliada do seu e-commerce

    Como você notou, se usar email marketing para vendas em sua loja virtual pode ser uma estratégia incrivelmente rentável e prática. Se você sempre buscou por novidades para vender mais produtos garantindo ótimas taxas de conversão, então a estratégia de email marketing é para você. 

    Para explorar mais possibilidades de email marketing para sua loja, não deixe de conhecer e testar as soluções da Enviou. Para isso, basta acessar www.enviou.com.br e conversar com um dos especialistas para entender qual a melhor ferramenta para seu e-commerce.

    Autor: Renata Martins – equipe Enviou

    Escrito por: Marketing MT Soluções

    O Time de Marketing da MT Soluções busca sempre trazer conteúdos que sejam relevantes para o dia a dia da sua operação de E-commerce e Marketplaces.

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